quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

CONTRIBUIÇÃO DO TCEL PM PAULO ROBERTO FONTES

SOBRE LIMA BARRETO, GEORGE ORWELL E O ATUAL GOVERNO DE PINDORAMA

Como todos sabem, Lima Barreto escreveu “NO PAÍS DAS BRUZUNDANGAS” em 1923 e George Orwell escreveu “1984” em 1949, ou seja, o nosso grande escritor antecipou-se em 26 anos à obra de Orwell.

Assim me parece lícito e ético especular sobre as semelhanças (ou coincidências) entre as duas seminais obras, senão vejamos:

Lima Barreto

Lima Barreto cria a figura do “Manda-Chuva” (Presidente) e a "Guarda do Entusiasmo", constituída de dez mil indicados sem concurso, uniformizados "de povo", com função de disciplinar e reorientar as aclamações e vivas da multidão.

O brasileiro critica os privilégios da nobreza, o poder das oligarquias, a ação dos ladrões do erário, desigualdades sociais, saúde e educação tratadas com desprezo, maracutaias parecidas como as de um país real.

George Orwell

Seu livro fala na figura do BIG BROTHER, que tudo via, tudo podia, tudo sabia e que em quase tudo se parece com Manda-Chuva de Lima Barreto.

Existia uma divisão da polícia, responsável por capturar pessoas contrárias ao sistema. Essa divisão era chamada a “Polícia das Idéias”, muito semelhante à “GUARDA DO ENTUSIAMO”, de Lima Barreto, uma espécie de SS NAZISTA de Heinrich Himler, segundo homem na hierarquia do 3ª Reich.

O Estado controlava o pensamento dos cidadãos, entre muitos outros meios, pela manipulação da língua. Os especialistas do Ministério da Verdade criaram a NOVILÍNGUA, uma língua ainda em construção, que quando estivesse completa impediria a expressão de qualquer opinião contrária ao regime.

No governo Petralha de Pindorama mudaram por Lei a flexão da palavra substantiva Presidente para Presidenta, provando que a mesma, ou a Manda-Chuva, ou a Big Brother, tanto faz, tudo pode e ninguém ousa lhe contestar.

Essa idéia orwelliana é muito semelhante a que Lima Barreto diz sobre a Carta Magna, que preconiza: toda vez que um artigo ferir interesses de parentes de pessoas da ‘situação’ ou de membros dela, fica entendido que não tem aplicação.

Tanto na obra de Lima Barreto quanto na de George Orwell a palavra não é o que significa, como por exemplo: na Bruzundanga a autoridade pública não age como tal, o governo só procura o bem-estar dele mesmo e procura manipular tudo que lhe possa ser contrário. Em 1984 o Ministério da Verdade prega a mentira ao manipular a história e apagar o passado, o Ministério do Amor prega a tortura e o desamor e o Ministério da Paz preconiza a guerra.

A propósito, uma notícia publicada no jornal O Globo, o Blog do Ricardo Noblat de hoje diz:

Juventude do PT vai arrecadar fundos e pagar multa de mensaleiros.

Agora vejam a logomarca do evento e comparem com o símbolo que George Orwell criou para 1984 e com a suástica nazista do 3º Reich!



INGSOC: SOCIALISMO INGLÊS (NOVILÍNGUA)




È, SENHORES, QUALQUER COINCIDÊNCIA É VERA SEMELHANÇA!

Nenhum comentário: