domingo, 25 de outubro de 2015

RIO EM GUERRA – VIOLÊNCIA URBANA – AS CENAS DE SEMPRE

Tudo suposição...

“O mundo está perigoso para se viver! Não por causa daqueles que fazem o mal, mas por causa dos que o veem e fazem de conta de que não viram.” (Albert Einstein)

Desde que inventaram as UPPs o cenário de confrontos é o mesmo: PMs patrulhando as comunidades supostamente pacificadas são supostamente recebidos a tiros, e reagem, e as mortes ocorrem de ambos os lados, ou apenas os supostos bandidos são atingidos, e alguns culminam feridos e outros morrem durante o socorro. Tudo supostamente... E é raro que supostos bandidos morram no local, pois isto dá muita mão de obra, tem de isolar a área, pedir reforços, e comunicar o fato à DP, que aciona a perícia, e a ocorrência se estende por horas a fio.

Daí as armas dos PMs envolvidos no suposto tiroteio são apreendidas; e os moradores das comunidades criticam os PMs, e alegam que os supostos bandidos não são bandidos, mas trabalhadores ou estudantes, e a imprensa reforça a dúvida das pessoas contra os argumentos apresentados pelos PMs. Cá entre nós, argumentos deveras estereotipados de tão repetitivos, pois logo uma ocorrência idêntica eclode em outro ponto da cidade, com ou sem UPP, e a história se repete em impossível simetria.

Contudo, a PMERJ insiste em manter como sucesso o fracasso das UPPs; também à mídia interessa propagar alguma coisa supostamente positiva por parte da corporação, pois lhe interessa faturar nas Olimpíadas. Deste modo, abre espaço para discursos de autoridades públicas aliadas ao grande plano olímpico. Mas quando há a suposta falha essas mesmas autoridades ou personalidades ligadas a ONGs supostamente sérias anunciam que os PMs serão cobrados por seus excessos, que serão expulsos sumariamente da corporação etc. Mas como a cena é teimosa, logo ocorre outro tiroteio com morte de supostos bandidos, que supostamente receberam a tiros as guarnições em patrulhamento nas favelas supostamente pacificadas, e o fato anterior desaparece como defunto em tempo de epidemia e vai-volta.

Entremeando este incrível círculo vicioso, algum PM ocupa o noticiário por ter sido morto ao reagir a assalto, ou é torturado e incinerado depois de rendido por supostos facínoras que o identificam como PM num sistema de ódio mútuo que parece não ter fim. E a roda do tempo gira, com a sociedade formal assistindo de longe as cenas, ou delas tomando conhecimento por meio da imprensa, já tão esgotada dessas más notícias que nem dá muita importância quando algum médico é assassinado por personagens supostamente criminosos, como aconteceu esta semana na Avenida Brasil. Sim, já não rende notícia a morte de mais um cardiologista fuzilado em assalto, o segundo este ano na Cidade Maravilhosa. Talvez chamasse mais atenção se fosse um ortopedista... Mas enquanto isso outros PMs são identificados por supostos bandidos e assassinados friamente, mantendo-se os assassinos sempre como supostos.

Não ponho nada mais entre aspas, tudo é real demais, sem falar na argúcia de algum suposto ladrão de bicicleta, em São Paulo, que acusa um sargento da PMSP de tortura, choque elétrico etcetera, mas ao ser examinado pelo legista este conclui que nada acontecera ao ladrão além de autolesões ou de algumas lesões típicas de resistência à prisão. Mas na DP o delegado de polícia, - já contaminado pela onda de conflitos entre as instituições Polícia Militar e Polícia Civil em busca de mais poder para si em vez de mais serviço a prestar ao povo, - o delegado de polícia dá voz de prisão ao sargento, pondo assim mais gasolina no fogaréu. E o desembargador, - já em grau de recurso do sargento cuja prisão fora confirmada em primeira instância, - diante do laudo pericial desmentindo o suposto bandido e todos que nele preferiram crer, liberta o sargento. Mas não sem antes defender o delegado de polícia para ficar simpático aos seus colegas da primeira instância e à Polícia Civil.

Nada disso é estranho. A sociedade brasileira está anestesiada pelo gramscismo e não mais reage. Aceita as regras impostas pelo sistema situacional dominante. Não se aprofunda na avaliação das notícias supostamente isentas. Prefere vaiar quem supostamente atua a seu favor e aplaudir supostos bandidos tornados vítimas por seus defensores instalados neste sistema situacional contaminado por ideologias socialistas e comunistas. Sistema podre, que tem como alvo preferencial dos seus ataques as Polícias Militares só porque são militares e semelhantes às Forças Armadas, porque estas implantaram no país a “ditadura militar” (agora ponho aspas).

Mas a cúpula das Polícias Militares pátrias permanece insensível ante o caminhar da tropa ao abismo sem volta. Seus oficiais de alta patente fazem como os generais da Guerra da Secessão norte-americana em que a tropa morria a comando no corpo-a-corpo, até se exaurir a ponto de morrerem jovens cadetes de ambos os exércitos compatriotas. Lá a guerra terminou porque um dos exércitos, mas fraco, foi dizimado, porém sobrando pouco do outro supostamente vencedor por matar irmãos de sangue e de pia, dependendo de onde estivessem quando eclodiu o conflito. Aqui, a guerra entre PMs e favelados sugere o mesmo cenário, ambos são brasileiros e quiçá nascidos no mesmo ambiente miserável que hoje se mistura aos ambientes abastados, que, mesmo assim, finge não ver nada, porque, afinal, os dois médicos covardemente assassinados nem são parentes, e a ralé tem mais é que se ferrar e entupir cemitérios, porque isto é a lei da natureza e é normal.

Pelo visto, esta simetria não cederá espaço à assimetria. Não existe o caos social, tudo é normal e seguirá no seu determinismo cruel rumo ao pior para todos. Como disse Erich Fromm, “a calamidade é ruim para o povo, mas boa para a sociedade.” Que venha então a calamidade para consertar tudo isto!...

Um comentário:

Caldeira disse...

Aqui em SP, com a prisão do Sgt Ogata, houve um impacto que abalou o alicerce de motivação da tropa no combate ao crime.....Os Oficiais deve estar ombreados com os Policiais mais do que nunca....infelizmente o clima não está bom....quem perde é a sociedade!!!!!