segunda-feira, 16 de março de 2015

RIO EM GUERRA XXVIII

“O mundo está perigoso para se viver! Não por causa daqueles que fazem o mal, mas por causa dos que o veem e fazem de conta de que não viram.” (Albert Einstein)

G1 Rio

16/03/2015 07h22 - Atualizado em 16/03/2015 07h42

Polícia apura a morte de homens em tiroteio no Turano, Zona Norte do Rio

Policial militar e um suspeito também ficaram feridos.

Armas, carregadores, drogas e munições foram apreendidos.

A Polícia Civil investiga a morte de dois homens ainda não identificados durante um tiroteio entre PMs e traficantes no Morro do Turano, no Rio Comprido, na Zona Norte do Rio. No confronto, um policial e um suspeito identificado como Rafael Caetano de Deus, que está internado, ficaram feridos. As informações são do Bom Dia Rio.

De acordo com a polícia, o tiroteio ocorreu na madrugada de domingo (16), quando policiais da UPP do Turano faziam um patrulhamento e foram atacados por traficantes na localidade conhecida como Chacrinha.

   
No local, a PM apreendeu duas pistolas, carregadores, drogas e munições. Dois homens, identificados como Tiago Araújo dos Santos e Hélder Ribeiro dos Santos, foram presos e vão responder por crimes como tráfico e tentativa de homicídio. 

As circunstâncias das mortes dos dois homens ainda estão sendo apuradas. Até as 7h15 não havia informação se eles eram ou não criminosos. A Polícia Civil também informou que apreendeu as armas dos PMs que participaram do tiroteio. Elas vão ser usadas nas perícias da investigação desse caso.

MEU COMENTÁRIO

Diz o ditado que “o excesso de tudo é um defeito”. E eu acrescentaria que os tempos mudaram, cada confronto entre PMs e traficantes será sempre posto sob suspeita, mesmo quando morrer PM. Isto decorre do excessivo número de inocentes mortos por PMs em favelas, sempre com as guarnições alegando singelamente que “foram recebidas a tiros por traficantes”, estes que logo passam a “supostos”...

Pode até ser verdade o que dizem os PMs, mas a suspeita virá à frente desses argumentos constantemente repisados por guarnições de quaisquer batalhões operacionais. Sim, a explicação das guarnições é sempre a mesma: um clichê.

Por conta deste modo irracional de ação, o BEP está a mais e mais lotado de PMs. Mas eles insistem no repeteco da injusta agressão, embora ninguém mais se arrisque a crer que a história contada pelos PMs seja verídica, eis que raramente corroborada por testemunhas, que,  em contrário, geralmente contestam a história contada.


A verdade é que os PMs da linha de frente continuam ignorando a Lei Federal nº 13060, de 22 de dezembro de 2014, esta que reproduzo mais uma vez, ansiando, por último, que os companheiros PMs se liguem nesta nova realidade decerto observada à risca pela PCERJ, como, aliás, deve fazê-lo por dever funcional:


2 comentários:

Anônimo disse...

Uma vergonha de lei. Tudo pensado pra proteger traficante e outros vagabundos.

Anônimo disse...

Emir disse: seu comentário faz sentido, mas acontece que o PM deve ficar atento à lei, posto ela estar no mundo oficial como mais uma arma disparada contra ele. Significa que o PM precisa baixar a bola do entusiasmo e se ligar na cautela máxima para não terminar encarcerado e expulso da corporação, deixando sua família à míngua.