domingo, 1 de fevereiro de 2015

Estatística às avessas



O perigo do título de alguma pesquisa é ele se bastar em si e não despertar o leitor para os detalhes. O nome disso, na realidade, é manipulação, e muitas vezes ocorre quando interessa a quem possui o controle da difusão.


Refiro-me à pesquisa difundida pelo G1 Rio, tendo como entrevistados os deputados federais eleitos recentemente. Descartando os demais temas norteadores da entrevista, prendo-me à questão da diminuição da maioridade penal. Vejam os leitores como a pergunta e as respostas foram anunciadas na página de rosto do G1:


“G1 em 31/01/2015 mostra a opinião dos deputados federais sobre 12 temas polêmicos

  • Total de Deputados: 513
  • 421 Responderam ao questionário
  • 44 Não quiseram participar
  • 48 Não responderam às solicitações



8 O sr. é a favor da redução para 16 anos da maioridade penal?



35% a favor”



Deste modo, numa visão reducionista, fica evidente que 75% dos entrevistados foram contra. Mas não foi bem assim, os percentuais não estão completos e somente figuram em concretude se os leitores forem adiante, sendo certo que muitos não o fazem, instituindo uma falsa impressão em seus espíritos contra a diminuição da maioridade penal para se afinarem com a pseudo-maioria situada no outro extremo. Mas vejam o resultado na sua inteireza (dados ainda do G1 Rio):



“178 A favor

147 A favor para determinados casos

94 Contra

94 Não responderam”


Como se depreende, há na verdade 325 votos (64%) tendentes à redução da maioridade penal, não sendo tão relevante a colocação “determinados casos”. Isto é óbvio, o que a sociedade pretende é que os crimes graves, como os de sangue, os sequestros e outros equivalentes praticados por menores de 16 anos sejam penalizados como o são para os adultos. Há ainda uma forte possibilidade de esse número posto a favor aumente no caso daqueles que não responderam, mas não se omitirão no Plenário Câmara dos Deputados.


O que se percebe, – e isto merece difusão, – é a tendência do G1 de se posicionar como o atual governo do PT, ou seja, contra a redução da maioridade penal. Deram então um “jeitinho”, não podendo evitar, todavia, a apresentação do gráfico detalhado, eis que todas as perguntas e respostas passaram por igual tratamento. Mas como sou a favor da redução da maioridade penal, deixo com os leitores a reflexão, sugerindo que todos visitem o G1 para confirmar o que ora apresento.


Nenhum comentário: