domingo, 6 de janeiro de 2013

Eleições para presidente da CBPMERJ

Decidi manifestar meu apoio incondicional ao Capitão PM Arantes para exercer o cargo de presidente da Caixa Beneficente da PMERJ. Os motivos são vários, mas o principal é porque defendo a necessidade de maior transparência na administração da entidade, fator que tem sido ignorado pela maioria dos seus administradores, não valendo considerar o marketing que alguns candidatos à reeleição disparam em campanhas de última hora nem tão baratas. Aliás, tem sido uma constante a manutenção de um mesmo administrador em diversas entidades ligadas à corporação. E nem de campanhas precisam, ganham sem concorrentes, o que é no mínimo estranho, sem falar nas apelações judiciais para inviabilizar concorrentes...

A verdade é que, de uma maneira ou de outra, todas geralmente inconfessas, esses presidentes se eternizam nas entidades, tornando-as quase que propriedades particulares. Como o princípio da associação é o da quantidade de sócios descontando em folha de pagamento valores pequenos, poucos são os que atentam para o volume de dinheiro mensalmente arrecadado e utilizado sem qualquer conhecimento dos associados. Quando muito, algumas dessas entidades editam tablóides que, porém, longe de serem informativos de suas administrações, se transformam em armas políticas contra os que as questionam, mantendo ainda firmas de advocacia ou advogados contratados para defender interesses pessoais dos dirigentes, claro que sob o singelo pretexto de que atuam no interesse dos associados. Isto até algumas vezes acontece, mas não chega a ser regra, e, mesmo que fosse, os assuntos de interesse não chegam ao conhecimento do associado. Enfim, nem vou listar aqui essas entidades cujos presidentes não mudam desde a sua criação, todos os companheiros da PMERJ sabem quais são elas e quem são eles... Ressalvo a AME/RJ (Associação dos Oficiais Militares Estaduais), da qual sou voluntariamente associado, única que oferece real oportunidade de mudança da administração de dois em dois anos, o que ocorre regularmente e em eleições democráticas.

Sei que me enfio num mato sem cachorro ao me posicionar em favor do capitão Arantes mesmo não integrando a sua “CHAPA DA VIRADA” (CHAPA 4). Faço-o, todavia, consciente do valor dele como administrador e, principalmente, por reconhecer seu labor na Diretoria de Inativos e Pensionistas da PMERJ (DIP), local onde ele provou competência e sensibilidade no trato dos interesses das viúvas e dos aposentados. Não há quem não saiba como da lisura do Capitão Arantes enquanto no serviço ativo. Ele acumulou, sim, serviços positivos e merece agora o meu apoio irrestrito.

Não significa tal afirmação, todavia, alguma intenção de desmerecer os demais candidatos. Apenas vejo no Capitão Arantes qualidades indispensáveis a um bom administrador, e, repito, penso que é imperioso trocar aquelas cadeiras para que haja mais transparência durante todo o mandato do presidente eleito, e não apenas um jorro em cascata virtual de obras miraculosas em período de campanha, sem que haja tempo de confirmá-las ou refutá-las. A CBPMERJ deve, sim, mudar seu viciado sistema de administração, e não falo de pouco dinheiro nem de pouco patrimônio! Falo de valores altíssimos, que precisam ser administrados para garantir aos associados os direitos ofertados como garantia dos descontos. Para levar tudo isto a sério, creio que o Capitão Arantes é o cara!

3 comentários:

luizão disse...

é coronel , sempre ouvir falarem bem do senhor , sou policial militar também reformado, essa gestão anterior , pensei que ia mudar algumas irregularidades , mais não vi muita mudança , pelo menos em meu caso, o peculio de meu pai estou para receber , já a muito tempo, o pecúlio fora me infor mado que foi auditado em janeiro do ano passado, entrando na folha de pagamento de maio, mais até agora nada de receber , qualquer valor , ou pelo menos uma satisfaçõa , sou sócio da cb desde que entrei na pm , em 1985, e é essa consideração que a cb vem tendo comigo , vamos ver se algo muda coronel , um abraço , sou o 3°sgt alves , rg 43049, fique com a paz, que todos precisamos , meu im é luizalves43@hotmail.com .

Emir Larangeira disse...

Caro Luizão

Obrigado pela intervenção, companheiro! Escrevi outro artigo falando exatamente sobre isso. Quantos casos idênticos conhecemos? São muitos e as pessoas interessadas precisam comparecer para votar, único meio de vencer esses estranhos e inconfessáveis obstáculos.

Anônimo disse...

ELEIÇOES NA CBPMRJ EM 2016....

VAMOS APOIAR O CAPITAO ARANTES PARA QUE A NOSSA INSTITUIÇÃO SE TORNE VIVA E TRANSPARENTE. CHAPA DA VIRADA ,,,CHAPA 2....ESSE É O NOSSO CANDIDATO,,,,