segunda-feira, 28 de novembro de 2011

"A Revolução Beltrame" II


Hoje o Jornal O Globo retoma um pouco a realidade das UPPs como contraponto, talvez, aos exageros de ontem (domingo). para a compreensão do todo, creio que basta a leitura dos textos em destaque e seu cotejo com o artigo e com as matérias jornalísticas que postei ontem, sempre ressalvando que sou favorável às UPPs: vejo-as como marco positivo de mudança operacional na PMERJ. Lamento, porém, que em cada local com UPP não haja uma Delegacia Legal da PCERJ para garantir a varredura do ambiente com o "pente fino" da investigação criminal, de modo a vencer obstáculos como os enfrentados ainda hoje no Complexo do Alemão. Isto porque ausência da PCERJ com estrutura permanente culmina por produzir efeitos danosos em suas incursões em favelas, volta e meia com a morte de inocentes, tal como ocorre com a PMERJ em locais onde não há UPPs. Na verdade, a UPP cuida apenas do continente da criminalidade. Compete à PCERJ cuidar do conteúdo, o que não está sendo feito. Em havendo a permanência da PCERJ com uma "Unidade e Investigação Criminal" (UIC), que invento neste instante por saliência, teríamos nas localidades ocupadas por UPP a garantia do ciclo completo de polícia à disposição da comunidade. Quem sabe a Rocinha não seria bom lugar para começar um novo momento?...

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Emir, tudo bem?

Eu baixei este documentario outro dia e me lembrei do senhor. É um documentário que tem como pano de fundo a Av.Brasil, mas retrata a pobreza e o inicio do trafico de drogas no RJ nas favelas da região da Avenida na década de 80.
Como eu sei que aquela era a sua circunscrição de atuação, acho que o senhor vai gostar. O filme tem 1h 30 e é cheio de flagrantes de filmagens diversas que o cara fez ao vivo na época (1988,1989)
É bem interesante
http://filmespoliticos.blogspot.com/2010/07/uma-avenida-chamada-brasil-octavio.html
Ia te mandar no email, mas fiquei na dúvida se o seu email ainda era aquele do hotmail.

Grande Abraço
Celso Luiz Drummond