quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Apenas mais uma farda a ser preenchida...

Fonte: O Globo de 18/11/2010


FARDA


p/ Emir Larangeira


Melhor se se chamasse fardo,
em vez de farda, – esse travel
cheque para o sacrifício –
a defender o indefensável.


Melhor se se chamasse alvo:
mural da ira acusadora
contra os próprios personagens
que lhe julgam protetora.

São, normalmente, pretos, pardos,
Pobres, sobras de etnias:
gente fabricada em série,
que ao perder, tira se outra via.

E prossegue o ritual
desse espetáculo de horrores,
de Caim matando Abel
numa guerra sem vencedores.

E prossegue essa torrente
do sangue que não socorre,
o drama de ser ver morrer,
do lado de onde sempre morre.


(SALGADO MARANHÃO - Prêmio Jabuti de Poesia)

Fonte: O Globo de 18/11/2010

2 comentários:

Paulo Xavier disse...

Sempre que deparo com uma notícia dessas, volto aos anos 70/80 e passa um filme na minha mente quando escapei por pouco de algumas agressões a tiros de que fui vítima. Em alguns casos os bandidos se evadiram, em outros, foram presos e em outros foram abatidos a tiros e por isso estou aqui podendo contar essa história. Não tenho instinto assassino, como acredito que a maioria dos policiais também não tenha, mas a profissão é de alto risco e o reflexo deve estar apuradíssimo, por que a bandidagem está ousadíssima e às vezes o policial é obrigado a atirar para matar mesmo, para não virar estatística.
Infelizmente mais um chefe de família se vai, tombou no cumprimento do dever; fica a dor e a saudade dos familiares e companheiros, mas deixa também uma pergunta: Será que vale a pena?

NEIDE disse...

O QUE MAIS ME REVOLTA É QUE ESTAVAM TENTANDO DESCOBRIR O QUE ACONTECEU COM O "VAGABUNDO" DURANTE O TRAJETO, POIS, SÓ HAVIA LEVADO UM TIRO NA PERNA.QUE PENA! DEVERIA COM TODA A CERTEZA DO MUNDO TER SIDO AO CONTRÁRIO. O TOMBADO NO CHÃO DEVERIA SER O MARGINAL E O SOCORRIDO O POLICIAL.MAIS UMA FAMÍLIA IRÁ FICAR ESPERANDO QUE OS DIREITOS HUMANOS A VISITE, LEVANDO EM CONTA NA BOA FÉ DE QUE MILAGRES PODEM VOLTAR A ACONTECER...E O PIOR DE TUDO É QUE O EPISÓDIO SEMPRE SE REPETE E NADA É FEITO, NADA MUDA, APENAS OS CORPOS DENTRO DAS FARDAS.