domingo, 16 de abril de 2017

VIOLÊNCIA NO RJ – ADMITIDO O FRACASSO DO SISTEMA – HORA DE MUDAR



“O mundo está perigoso para se viver! Não por causa daqueles que fazem o mal, mas por causa dos que o veem e fazem de conta de que não viram.” (Albert Einstein)




A atual gestão da PMERJ busca agora a coragem, que antes faltou aos seus antecessores, para mudar o rumo operacional da corporação, creio que com o aval do andar de cima da SSP, pelo que inferi da angústia do Dr. Roberto Sá, delegado da PF e ex-Oficial PM formado em Operações Especiais, atual gestor da segurança pública.

Nota-se a mudança de rumo pelas matérias que vêm sendo veiculadas no Jornal EXTRA, por sinal o meio de comunicação que se antecipou em apontar que alguma coisa vai de mal a pior na prática operacional da segurança pública, em especial em relação à PMERJ, esta que não perde a mania de querer abraçar o mundo, enquanto outras instituições do setor se mantêm em cautela, digamos que a meio vapor, enquanto o fogaréu esquenta nas favelas e no asfalto em todo o RJ.

Claro que a maior população concentrada no Grande Rio responde pelo maior número de eventos operacionais, mormente os confrontos entre traficantes e PMs, com as UPPs e seus efetivos recebendo o impacto mais danoso e letal desta péssima providência surgida ao acaso e consolidada a ferro e fogo durante o desgoverno Cabral, em vista, principalmente, da Copa do Mundo e das Olimpíadas, eventos que levaram o RJ ao caos financeiro e à calamidade social de um banditismo urbano que nunca foi tão pujante, apesar do hercúleo e oneroso esforço das PMERJ, esta que vem pagando caro por não saber recuar desta situação de fracasso.

Mas agora, finalmente, a própria PMERJ assume para si o fracasso, apresenta números alarmantes de letalidade policial, em especial nas UPPs, desmitificando esse modelo operacional que já nasceu para morrer na praia, como, aliás, cansei de prognosticar aqui, apenas seguindo a tradicional lógica operacional da polícia administrativa e nada mais. Digo-o para que não pensem os leitores que me ufano por “descobrir nova pólvora”. Nada disso, apenas me baseei na rotina do policiamento ostensivo preventivo, este que depende de máxima frequência do patrulhamento nas ruas e logradouros, ficando a repressão de polícia administrativa num segundo plano, como exceção. Mas hoje, devido à paranoia das UPPs, modelo de policiamento que nasceu com a pretensão de ser “pacificador”, ou seja, “preventivo”, tornou-se abatedouro de PMs e ampliou sobremodo a repressão sob o pretexto da já famigerada “guerra às drogas”, como se tal situação de criminalidade fosse início, meio e fim da corporação, seu “carro-chefe” infelizmente estimulado por quem decide onde, como e quando policiar, deste modo aprofundando o fracasso operacional de que tanto falo.

Na verdade, não sei se a retomada da lógica operacional, - fundada na simplicidade e na ideia de que, como dizia Henry Ford, “o que deve ser feito deve ser bem feito”, - não sei se esta lógica operacional resolverá o problema da violenta criminalidade no RJ. Aliás, sei, sim, que não resolverá nada, se as demais instituições do Sistema de Segurança Pública, nele inseridos todos os seus subsistemas, - Polícias Estaduais (Civil e Militar) e Federais (PF e PRF), justiça, MP, Subsistema Prisional, DETRAN e quejandos, - se as demais instituições não abraçarem também e fortemente suas responsabilidades. Há ainda de se convocar a sociedade, de modo que se atenda ao preceito constitucional gravado no Art. 144 da CRFB, resumido na ideia de que a segurança pública é “dever do Estado e responsabilidade de todos.” Sem tal providência o caos permanecerá...

Mas para esta nova/antiga ordem vingar é indispensável assumir que o momento é de fracasso; e, a partir desta constatação, se partir para uma nova programação no sentido de coibir minimamente a avassaladora criminalidade no RJ, esta que se caracteriza como “guerrilha” armada com fuzis de última geração e pela falta de contrapartida punitiva à altura do problema, como bem desabafou o Dr. Roberto Sá no sepultamento do PM Anderson. Enfim, o recado está dado pelo secretário e pelos gestores da PMERJ, como nos informa a importante matéria do EXTRA. Falta agora cobrar a reunião do sistema de segurança pública para traçar o novo rumo, não mais um “rumo ao nada”, como sugere Paulo Moska na sua canção, mas um rumo ao tudo e ao todo, mesmo que seja uma “pedra de Sísifo” a ser rolada montanha acima. Que todos então se unam a empurrar a pedra, já de antemão sabendo que ela insistirá em descer e encontrar a sua inércia no nada.

Um comentário:

Paulo Xavier ex-PM disse...

Infelizmente o povo fluminense sente-se abandonado no que diz respeito à segurança pública e seria hipócrita se dissesse que a culpa é dos policiais. Sabemos que existe um número muito grande de policiais omissos (sempre foi assim), porém temos um enorme contingente de bons policiais, combatentes de verdade, que dão sua vida no combate à criminalidade.
Sabemos que o quadro mudou em relação a 35 anos. Lembro-me dos meus tempos de Patamo, que varava a madrugada, somente com minha equipe, em qualquer lugar de Niterói atrás de bandidos e quase sempre lograva êxito; hoje a história é outra, mas como senhor mesmo diz no texto, alguma coisa deve ser feita. Shakespeare disse que para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve.
Desejo uma excelente semana aos meus amigos e aos inimigos também. Com meus respeitos, um abraço. Paulo Xavier ex-PM.