domingo, 7 de agosto de 2011

Muito obrigado, Carmem Di Novic!




Quatro de agosto de 2011, 18hs, início de memorável noite de emoção dedicada à Família Larangeira. Um tributo a Urany Larangeira, inesquecível tio, irmão mais novo do meu amado pai. E não precisou de muitas pompas nem de elevadas circunstâncias, tudo se ateve ao modesto auditório da Fundação de Educação da Prefeitura de Niterói/RJ.



A homenagem foi inspiração da mais talentosa aluna de Urany Larangeira, Carmem Di Novic, hoje renomada concertista de violão e professora a fazer florescer a arte predileta do seu divino mestre nos corações infantis, juvenis e adultos. Coube-lhe, em reconhecimento, eternizar num CD algumas melodias brotadas como rosas do coração de Urany Larangeira ao longo de muitas estações de sua vida.



De onde brotava a inspiração dele só Deus sabe. Ele foi um ser humano capaz de fazer várias coisas como um autêntico faz-tudo. Da marcenaria, passava por fios elétricos e canos d’água; ia dos intrincados sistemas motores aos tijolos assentados em milimétrica precisão; enfim, executava ações materiais com impressionante perfeição. Mas seu grande momento de criação era com o pinho nas mãos ou pelo riscar do lápis na partitura em branco, tal como Leonardo Da Vinci rabiscava maravilhas numa tela vazia. E com sua mente sem limites de raciocínio, e a alma voando à infinitude, ferindo bordões e primas, ele atava o físico ao metafísico. Assim era Urany Larangeira, pai severo e amoroso, tio dedicado e carinhoso, meu ídolo, mestre da iluminada artista Camem Di Novic, ele, Urany Larangeira, que a morte invejosa levou.



Não esperava a invejosa morte, todavia, que Urany Larangeira renascesse pela arte que ensinou a Carmem Di Novic. Ele não apenas lhe ensinou a ferir as cordas do violão, mas acrescentou sua experiência ao inato talento dela. O tempo fez o resto: forjou a violonista experimentada que hoje é capaz de executar músicas complexas e criar novas melodias e harmonias como se fora ela uma terra feraz a explodir em flor muitas sementes de arte.



A emoção e a perícia de Carmem Di Novic são ilimitadas. Ela gravita com facilidade pelas músicas clássica e popular, herança do mestre Urany Larangeira, sem dúvida, porque ele a ensinava além do raciocínio matemático das partituras. Na verdade, ele moldava corações e espíritos para que a música transcendesse a matéria e alcançasse o espírito. Carmem Di Novic é sua obra-prima, embora tenha já nascido prodigiosa, tal e qual um diamante bruto. No entanto, Deus a pôs cruzando as trilhas de Urany Larangeira, somando dois talentos num só indispensável aos excelentes violonistas. Sim, Carmem Di Novic é a conjugação de dois pendores artísticos predeterminados por Deus e materializados na floração de uma concertista singular a levar à posteridade a lembrança do seu mestre terreno: Urany Larangeira, primoroso autor e executor da arte do violão.



Noite, memorável, esta, do lançamento do CD de Carmem Di Novic contendo músicas de autoria de Urany Larangeira e outras por ele habilmente transmudadas de instrumentos originais do remoto passado para o violão do presente. Daí a variedade da obra de Carmem Di Novic, que não apenas executa com maestria e inspiração a obra de Urany Larangeira, mas compõe e toca suas próprias e lindas músicas.



Eu já ouvia meu tio falar de Carmem Di Novic lá no início, ela ainda muito moça a aprender seus primeiros acordes. Para o tio ela surgira como um diamante bruto que lhe fora enviado por Deus para lapidar. Pelo que vi e ouvi na memorável noite de quatro de agosto de 2011, estou certo de que ele partiu vitorioso por ter cumprido sua principal finalidade na vida terrena. E permanecerá na lembrança de muitas gerações, além da natural recordação familiar, eis que foi definitivamente integrado à Galeria dos Mestres que transitaram por este efêmero mundo terreno. Tudo graças a Carmem Di Novic, a quem aplaudimos de coração ao lhe dizer:




MUITO OBRIGADO!...

8 comentários:

Sayonara Salvioli disse...

Lindo texto de devoção familiar e paixão pela música! Fazem-se perceptíveis, ante a narração do evento, a beleza-ambiente e a emoção registradas entre a estrela-mor do espetáculo - representante do grande Urany Larangeira - e os convidados. Por certo, a arte musical - assim como a generosidade do mestre - permeou a atmosfera em tais instantes de encontro familiar, aplauso ao talento e harmonia! Parabéns ao autor do texto, sobrinho desvelado, à concertista brilhante e - de modo especial - fortes salvas de palmas àquele que inspirou tudo isso! Saudações artísticas :)

Carmem Di Novic disse...

Prezado Emir! Fiquei muito feliz e emocionada com suas palavras. Agradeço imensamente o carinho e incentivo. Obrigada por prestigiar o evento e vamos juntos na divulgação deste CD, que é a continuação de uma grande obra deixada pelo mestre Urany Larangeira.
Um grande abraço,
Carmem Di Novic

Carmem Di Novic disse...

Obrigada, Sayonara, pelo precioso comentário e reconhecimento `a arte. Abraços,
Carmem Di Novic

Ivone Fraiha Clark disse...

Que lindo e verdadeiro texto! Como gostaria de estar presente a esse Concerto. Daqui da Terra do Tio Sam, torci muito pelo sucesso da Carmem. Parabens a artista e ao escritor que tambem soube tanger minha alma com a sua arte de lidar com as palavras. Ivone Fraiha Clark

Emir disse...

Muito obrigado, Ivone! realmente foi uma noite mágica, inesquecível. Jamais será esquecida pela família Larangeira, pelos amigos que lá compareceram e, especialmente, pela exímia violonista Carmem Di Novic.

Valmyr de Oliveira disse...

Valmyr de Oliveira
Parabéns Carmem você merece todo seu sucesso e reconhecimento pela sua arte, e me sinto muito honrado de fazer parte desta tão bem bem-sucedida trajetória. Sucesso sempre. Grande abraço Valmyr de Oliveira

Valmyr de Oliveira disse...

Valmyr de Oliveira
Parabéns Carmem você merece todo seu sucesso e reconhecimento pela sua arte, e me sinto muito honrado de fazer parte desta tão bem bem-sucedida trajetória. Sucesso sempre. Grande abraço Valmyr de Oliveira

Carmem Di Novic disse...

Grande abraço, professor Valmyr!! Muito obrigada pela sua valiosa participação neste CD e seu apoio sempre!!!
Carmem Di Novic