terça-feira, 8 de janeiro de 2013

ELEIÇÕES DA CBPMERJ em 15 de janeiro 2013


Há uma frase de Sócrates que vem vencendo os tempos: “O castigo do justo por não querer ser governante é acabar governado pelo injusto.” Entendo que a frase não deva ser individualizada. Num sistema representativo, o eleitor exerce a sua vontade e valoriza, em somatório do voto individual, a sua escolha, esta que gerará efeito coletivo. É o seu voto uma espécie de aval a alguém que, pretendendo atender aos anseios e valores coletivos, e possuindo uma história de vida que o legitime, oferece o nome para representar uma coletividade. Portanto, o voto individual é fundamental para determinar quem será o representante de uma coletividade unida por laços comuns. É assim na CBPMERJ ou em qualquer entidade com regime jurídico semelhante: cada associado possui anseios e valores, inclusive pecuniários, que precisam ser atendidos de modo mediato e imediato. Quando o associado contribui com sua parcela financeira, descontada no contracheque, na verdade ele está investindo o resultado do seu suor. Daí ser questão de honra administrar com lisura e competência o volume mensalmente arrecadado, cabendo a quem o administra oferecer uma prestação de contas transparente, objetiva e saudável. Qualquer obscuridade maior ou menor na prestação de informações sobre a destinação do capital financeiro na atenção social aos contribuintes é o que basta para justificar a mudança da administração. É o que deveria acontecer no próximo dia 15, pois a CBPMERJ só mudará seus critérios se houver uma nova opção, uma nova proposta de transformação que realmente jorre luz sobre aquele organismo pertencente aos associados-contribuintes.

Devido à importância da entidade, que possui um considerável patrimônio a ser preservado e valorizado, é fundamental que os sócios da CBPMERJ compareçam para votar nos locais designados. O desinteresse dos associados produzirá o desastre coletivo. Pois a pouca presença acabará elegendo sem legitimidade o novo mandatário ou manterá aquele cuja administração não convenceu. Não digo que seja o caso da atual administração, que cada associado veja e reveja seu próprio exemplo, que faça um julgamento de como foi atendido o seu colega ao lado, enfim, que se informe sobre como a CBPMERJ está sendo administrada atualmente. E que também analise cada proposta e cada chapa concorrente para escolher a melhor segundo seus valores e anseios particulares. Para tanto, é indispensável saber se as viúvas recebem regularmente seus pecúlios, se os que foram à inatividade perceberam o que lhes é de direito, dentre outros serviços que a entidade se obriga a cumprir dentro de prazos razoáveis. Porque dinheiro não falta ou não deveria faltar à CBPMERJ, seu patrimônio físico é valioso e todo mês é acrescido de mais uma parcela correspondente ao somatório dos descontos individuais. Enfim, a fonte jamais seca, e, se bem administrada, poderá um dia ser um manancial alvissareiro. E não me refiro a sonho, a jogar algum jogo de azar. Refiro-me concretamente a um valor financeiro real, mas que, em vista de administrações obscuras, não sabemos por quanto anda, embora os anos em que esse valor vem recebendo insumos correspondam a décadas.

Por estas razões, e muitas outras, quem é associado da CBPMERJ deveria, no mínimo, buscar o conhecimento sobre as chapas concorrentes e tomar posição no dia 15. Cada associado deveria fazer um pequeno ou um grande sacrifício físico e comparecer para votar. Pois é o quantitativo de votos gerais que legitimará a chapa detentora da maior parcela na apuração. No meu caso, escolhi a “CHAPA DA VIRADA” liderada pelo Capitão Arantes (CHAPA 4). Conheço sua trajetória de bons serviços prestados e vejo nele competência e honestidade para lograr uma boa administração. Escolho-o também por entender ser a transparência um dado fundamental e ainda não ofertado a nenhum associado, não se devendo considerar o marketing de última hora apresentando resultados mirabolantes, mas que não há como verificá-los miudamente. Esses “milagres” de última hora, a meu ver, são apenas para influenciar o emocional dos desavisados e atendem bem mais ao interesse do continuísmo. E eu sou contra o continuísmo em qualquer hipótese presente ou futura.




5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Chavarry pela vitória!

Emir Larangeira disse...

Espero que o Chavarry faça uma boa administração, em especial comunicando mais aos PMs o seu trabalho. Desejo-lhe sorte!

Jaciara Brum disse...

Tenho absoluta certeza que a CHAPA DA VIRADA faria uma administração que nós os associados gostaríamos de ter, com lisura e transparência. Quanto a administração do Chavarry não acrescentou muito para associados que aguardam até a presente data, pagamentos de diferenças e atualizações de benefícios, enquanto ele publica no jornal que foram pagos cinco milhões de benefícios aos associados.

Emir Larangeira disse...

Prezada Jaciara

Tem razão. Mas o problema começa com o desinteresse do associado em comparecer para votar, o que em muito facilita a articulação de quem ocupa a administração da CB. Desta feita o sistema CB definiu os locais de votação dificultando que eleitores do interior participassem. Enfim, creio ser hora de os associados montarem uma associação paralela somente para se mobilizar contra os eternos mandatários da CB, assim como de outras entidades que se dizem representativas de PMs, mas que jamais trocaram seus presidentes. Como pode isso? De minha parte, ingressei com ação judicial isolada e venci o sistema. Vão ter de sustar todos os descontos que não desejo e me devolver o que descontaram sem a minha expressa autorização. Há um dispositivo constitucional que garante ao cidadão não ser impelido a associar-se ou permanecer associado. É só usar.
Obrigado pela participação!

Amauri cardoso disse...

Senhor Comandante, parabéns pela resposta ao comentário da Senhora jaciara, esposa do nosso grande companheiro"BRUM", este é o momento de todos os nossos companheiros associados da CBPMERJ repensarem se a nossa CB merece o nosso apoio, pois como ela está sendo gerida certamente em pouco tempo será fechada e os bens imóveis e móveis que ficaram da antiga CBPMERJ serão divididos entre estes senhores que foram colocados lá por alguns associados desavisados que foram de algumas formas laçados por estes senhores, aí verão a bobagem que fizeram em não pesquisar quem era quem na eleição de 15/01/2013, mais isto é outra história pois com iniciei parabenizando-o pela ideia da associação paralela, coloco-me à disposição e tenho certeza que conseguiremos um número bem maior do que os parcos (617)seiscentos e dezessete associados votantes que compareceram no dia 15/01/2013 na eleição, demonstrando que na maioria os associados não quiseram participar da eleição,pois no momento a CBPMERJ tem em seu quadro mais de 18,000(dezoito mil) associados e que foram avisados pelo grupo formado pelo Cap Arantes através de mais de 15.000(quinze mil) cartas (sem falsa modéstia). Por este motivo creio que já está mais do que na hora de mudarmos os caminhos da Instituição, chamando os associados que estão abandonados pela CB e de forma legal(através da justiça) criarmos uma nova Instituição voltada ao bem estar dos companheiros, inclusive processando a Cb para que devolva os valores recebidos dos associados durante décadas e que em muitos casos apesar de possuir o direito ao beneficio e pecúlio não recebem. Dito isto, espero ter colaborado para que a ideia amadureça e dê bons frutos no futuro.... Paz e Honra Comandante.