sexta-feira, 14 de agosto de 2009

CHAPA 3 - DIREITO DE RESPOSTA



Não sei por qual razão ou desrazão, mas a versão do atual presidente da AME, – impressa em mais um Informativo Oficial endereçado aos sócios com objetivos pessoais claramente confessáveis e atropelando as regras estatutárias de igualdade entre as chapas concorrentes, – lembra-me o personagem Simão Bacamarte e seus métodos pouco lúcidos. Como sabem os que lhe conhecem a história, ele culminou vítima de si mesmo...
Impressionante a capacidade inventiva do candidato à reeleição, titular da chapa 1. Na falta de argumentos sólidos de campanha, – nos dois momentos em que ilegitimamente se utiliza de meios acessíveis apenas a ele para se autoproclamar o melhor em consciente postura ditatorial, – ele mente!
No primeiro informativo, ele acusa as duas chapas adversárias de se manifestarem contra um trabalho que ele diz realizar ou ter realizado em favor de pensionistas, em vez de apenas dizer que realiza o trabalho, o que até pode ser verdade, só ele sabe. A verdade: nem os integrantes da Chapa 3 (Identidade) nem os integrantes da Chapa 2 (União), ou seja, ninguém, absolutamente ninguém abriu a boca sobre o desconhecido assunto ou escreveu algo a respeito. Enfim, uma grosseira mentira!
O peto do candidato à reeleição, – atual presidente da AME, – também me faz lembrar o julgamento de Sócrates e sua célebre frase: “Estou sendo condenado por crer em deuses em vez de crer em deuses”. Pois o candidato à reeleição entendeu de condenar seus adversários por meio de mentiras mui bem arquitetadas, quando lhe bastaria divulgar seus feitos, se houvessem. Ao que parece, – e tornando ao mestre Machado de Assis, – ele “não tem feitos nem feitios”. Então apela para a mentira!
Se não bastasse a primeira inverdade assacada contra os dois adversários, surge o candidato, – novamente utilizando meio impróprio (Informativo Oficial da AME), – a atribuir aos seus adversários outra intenção jamais manifestada em tempo algum por nenhum deles. Afirma – mentirosamente – que seus adversários pretendem acabar com o Corpo Jurídico da AME. Encetou a mentira somente para falar sobre as atuais atividades do referido setor, ao qual nenhum adversário se reportou durante a campanha nos termos mentirosos por ele denunciados.
Enfim, duas mentiras contidas num só método de disseminação de suas “qualidades” (ou ocultação de seus defeitos?...) em detrimento da qualidade e da honra de seus adversários. Por que será que o candidato assim se comporta? Por que não respeita a ética e as regras estatutárias da AME?
Creio saber a resposta: sente-se dono da AME. Tornou-se a AME sua propriedade, o seu local de experimentação solo, o campo de suas “idiossincrasias bacamarteanas”... Deste modo, desmerece a inteligência e o bom senso dos associados; reputa-os ingênuos e capazes de engolir sua isca venenosa. Na verdade, ele apenas demonstra fraqueza, desequilíbrio e incapacidade de permanecer presidindo uma entidade que funciona como clube e restaurante como se existisse somente com tais fins sociais. Se ele pensa que ganhará a eleição com esse método abominável, engana-se. Não creio que os associados engulam mais suas mentiras.
Bem, para não parecer que o discurso dele foi totalmente vazio no Informativo Oficial da AME, devo ressalvar o cardápio... Mas confesso que, diante de tantas mentiras, posso concluir ser o cardápio mais um engodo ou virá envenenado. Por isso, almoçarei lá... num sábado, num domingo ou num feriado qualquer...

Nenhum comentário: