sábado, 11 de julho de 2009

Artigo do Comandante-Geral, Cel PM Mário Sérgio

Tomo a liberdade de postar o referido artigo e os comentários a ele acrescidos. Regozijo-me por ver praças se comunicando com o novo Cmt Geral sem o temor de se identificar. São novos tempos, canais de comunicação abertos, colaboração, participação dos públicos interno e externo imprimindo críticas e sugestões. Liberdade só faz bem à saúde e nada evolui sem discussão franca e construtiva. Para tanto, devemos (ou não devemos?) aturar os ideólogos de boteco, em especial esse destrutivo portenho Ignacio Cano, que está no país errado. Aliás, ele, que vive ansiando pela morte de policiais, deveria entrar pelo cano ou enfiar o cano em local apropriado de si próprio, no nariz, por exemplo... Esse argentino demonstra tanto ódio pela polícia que faz supor algum trauma passado. Como não tenho compromisso com a cortesia, não ocupo nada além da minha casa e meu pijama, sinto-me à vontade para considerar esse alienígena um inimigo. Ele não defende ideias; ataca por atacar; creio até que o sonho dele seria empunhar um fuzil para atirar na gente, claro que pedindo emprestado aos bandidos que ele defende tão veementemente. A diferança, agora, é que temos a nossa blogosfera policial e lhe podemos dar o troco. Não lhe adianta ter prestígio e destilar sua (dele) ira contra a polícia na grande imprensa e em tudo que é canto. Não ficará sem resposta! De minha parte, vejo-o como um mal para a sociedade brasileira. Bom lugar para ele seria o seu (dele) país, se é que o desejam por lá. Pelo visto, ele não parece ser persona grata nem no seu próprio torrão natal. E se no país dele não lhe sobrar um cantinho, que então vá para os quintos...
Emir Larangeira


Quinta-feira, Julho 02, 2009

Na ALERJ: sob fogo e sem direito a auto de resistência.
Participei, na útima terça-feira, de uma audiência pública na ALERJ para debater sobre autos de resistência. O convite foi formulado à secretaria de segurança pelo deputado Marcelo Freixo.
Cheguei cedo ao imponente prédio da principal casa legislativa do estado. O evento estava marcado para se iniciar às dez, mas uma hora antes eu já estava por lá, rondando-lhe os corredores, admirando-lhe a beleza e seu acervo artístico mais visível, pensando sua história que se impõe aqui e acolá, em cada quina de corredor, em cada parede acolhedora de ideários e polêmicas.
Vinte minutos antes da sessão, encontrei o deputado Flávio Bolsonaro que me convidou a acompanhá-lo no cafezinho, numa copa improvisada onde já se encontravam os deputados Marcelo Freixo e Paulo Ramos.
Para quem pensa que as disputas políticas promotoras dos acalorados debates da ALERJ, em especial as fomentadas por vigorosas convicções ideológicas de origem em Marx ou Adam Smith, que levam para cantos diferentes da arena democrática o PSOL e o PP, são suficientes para transformarem em “inimigos privados” jovens idealistas como Freixo e Bolsonaro, aconselho a saberem mais sobre esses nossos contemporâneos e importantes parlamentares fluminenses.
Nossos deputados são adversários na maior parte de suas intenções e convicções, mas são cavalheiros, cordiais entre si, e, ainda posso arriscar, talvez amigos na vida privada.
Passei alguns minutos descontraído, ali, com eles.
Paulo Ramos, um major disciplinado, tratou de apresentar-se militarmente a mim (coronel), que, igualmente atento aos protocolos da melhor fidalguia, respondi-lhe: - Apresentado Major! Como vai vossa excelência, deputado?
Verdadeiramente me relaciono muito bem com os três parlamentares e também com o Molon, que não estava no café, mas iria participar da sessão.
Minutos depois eu já estava na sala que serviria de palco (no melhor sentido) para o debate, e a descontração logo se transformou em tensão; nossas fisionomias já não apresentavam a mesma jovialidade, e eu divisava rostos bem conhecidos entre o pessoal que acompanharia a “peleja” na platéia.
Para que meus leitores entendam melhor o motivo daquela sessão pública, é conveniente conhecer acerca dos seus atores-debatedores: o primeiro que relaciono (embora tenha chegado atrasado) é o professor-doutor Jose Ignácio Cano Gestoso, mais conhecido na mídia e nos meios acadêmicos como Ignácio Cano; a segunda pessoa é o desembargador Sérgio Verani, com quem, salvo engano de memória, tive a oportunidade de debater, há alguns anos, a descriminação da maconha no auditório da ACADEPOL; a terceira é a advogada-professora-doutora, (ou doutora-advogada-professora, sempre me enrolo no uso desses títulos) Roberta Duboc Pedrinha, da universidade Candido Mendes e a última a professora (mestra, doutora, pós-doutora, pós-pós etc.) Patrícia Rivero, do IPEA.
Coube ao desembargador Verani iniciar o debate. Embora ele tenha seguido um rumo - digamos - esperado, (com exceção dos representantes do estado ali presentes como: eu, minha equipe, o Bolsonaro, uma delegada e um delegado da PCERJ, qualquer que se encontrasse na sessão iria se colocar em oposição ao nosso trabalho), foi dele a iniciativa, mesmo involuntária, de fazer com que não saíssemos do evento com um sentimento de impertinência geral. Verani, ao anunciar que a questão das mortes de criminosos que confrontam policiais, deveria ser alvo de uma discussão franca, me permitiu decidir que, quando chegasse minha vez de falar, iria começar com tal consideração.
Após, falou Ignácio Cano. Discorreu sobre a violência policial, citou números. Garantiu que há um desequilíbrio entre mortos policiais e marginais no Rio, usando como fundamento do seu discurso um argumentum ad verecundiam fundamentado nas considerações de um especialista americano (não me recordo se policial); teceu comparações, elogiou a polícia militar de Minas Gerais por não promover o assassínio de civis (eufemismo para inocentar bandidos em armas), lançou desconfianças sobre a lisura da polícia civil na análise de ocorrências com mortes pela PM e estendeu suas desconfianças ao ministério público e aos magistrados. Finalizou, o insigne professor argentino, levantando a bandeira da prisão em qualquer caso para policiais envolvidos em confrontos com morte, mesmo em legítima defesa e em pleno uso do direito da força, nos revezes durante os serviços, quando têm que vencer a resistência armada de facínoras por opção.
Falaram ainda a professora Pedrinha, que manifestou suas desconfianças sobre as ações policiais no Complexo do Alemão e a professora Rivera, acho que uruguaia, não tenho certeza, que apresentou parte do estudo que realizou no IPEA sobre violência e território, abordando a questão dos homicídios numa consideração com a proximidade de moradia entre assassinos e vítimas, além de outros aspectos que seria extenso demais falar aqui.
Bem, então chegou a minha vez.
Eu estava muito à vontade.
O doutor Verani me dera um presente e lá fui eu.
Ele nos concitara a falar francamente e eu comecei por aí.
Ora, falar francamente significava considerar, logo, que parte – a maior parte – do que falaríamos, estaria assentada nas nossas idiossincrasias e ideologias, e não no simulacro científico que antecede os discursos, na apresentação das credenciais de oradores: - Ouviremos agora o doutor disso, a doutora daquilo, a pós-doutora daquiloutro!
Era preciso, de imediato, expor o carnegão ideológico escondido sob a epiderme das nossas intenções, antes que alguém pensasse que toda aquela vermelhidão fosse só exposição demasiada às luzes da ciência.
Peguei três ou quatro expressões recorrentes nos discursos dos professos das lutas de classes como motor da história e explicação do mundo, que haviam sido ditas, para fazer descer os enunciados ao solo das relações “coisa e juízos”, propondo, nisso, a validação de uma regra de debate com fundamento na hipótese de enunciação da verdade.
Havia se passado uma hora de oratória política dissimulada e isso me incomoda mais do que passar pelo maracanã em dia de jogo do flamengo.
Olhei no rosto dos meus interlocutores e pude sentir-lhes certo descontentamento.
Alguns cientistas de humanidades às vezes nos lembram os bêbados. Nunca devemos dizer-lhes de suas condições, dizer-lhes, por exemplo, que os dois olhinhos que eles garantem enxergar no cachorrinho que crêem estar entrando no bar, na verdade é um olhinho só, e que o cachorrinho está saindo do bar, e não entrando.
Não é fácil convencer convencidos.
Não pretendo isso.
Fui àquele local porque era minha missão.
Aquelas pessoas que prestigiavam o debate formam um círculo ideológico.
Lá estavam representantes do Justiça Global, da Rede Contra Violência, do Tortura Nunca Mais etc.
Se é ilusão acreditar que qualquer consideração, mesmo fundamentada na mais pura verdade e assentada em valores universais e absolutos, como o direito de um não agressor à vida, mas em sentido contrário às suas teses, lhes mudará a disposição e o entendimento, não posso, todavia, me furtar de me apresentar na arena das polêmicas dos juizos quando isso me é exigido num contexto de legalidade e legitimidade.
Cano, Pedrinha e Rivera são ideólogos. Nada mais legítimo. Não precisam camuflar o que lhes é direito.
Não é crime, não é vergonha.
E também não cometo crime quando lhes aponto isso; no máximo cometo uma indiscrição.
Eles têm todo direito de se apresentarem ideologicamente, filosoficamente, como eu faço, sem precisar apelar para “quanti” e “quali”, querendo se mostrar isentos.
Chega de balela!
Eles reclamam dos altos números de confrontos e eu também. Que saudades da época em que não havia fuzis nas mãos dos traficantes, e nós, policiais, usávamos revólveres e algemas para prendê-los.
Agora meus amigos, o buraco é mais embaixo.
Agora são milhares de granadas e uma ideologia regulando tudo, a ideologia de facção, com sua subcultura de ódio e dominação se espraiando pelo país.
Não desejamos autos de resistência, senhoras e senhores doutores, desejamos tranqüilidade pública e paz social, para nós, para cada cidadão fluminense e para todos que aqui transitam, como nuestros hermanos argentinos e uruguaios que vivem, trabalham e se divertem ao som do nosso samba.
Por isso temos uma política de enfrentamento que não bordeja problemas; do contrário, encara-os e propõe alternativas de paz sem mediação com o crime.
Não podemos aceitar essa tese desproporcional à nossa realidade semelhante aos conflitos armados de baixa intensidade. Encarcerar, de imediato, os policiais que se envolverem em confronto com mortes, numa área conflagrada como a nossa, é uma sandice.
Como mobilizar uma tropa para se meter em meio a uma guerra entre facções inimigas - como aconteceu recentemente na Maré quando pereceram, em combate, um soldado, um sargento e um tenente, para livrar a população da loucura do lumpesinato que os senhores eufemisticamente chamam de “civis” - se eles tiverem que ficar presos após o cumprimento de suas missões legais, legítimas e razoáveis?
Lutar contra os excessos sim; contra autos de resistência forjados sim, contra assassínios premeditados sim. Nisso estamos juntos.
Mas, se curvar às manobras ideológicas travestidas de ciência com simulacro de sentimentos humanistas, não!
Vamos continuar tendo uma discussão franca sobre isso.
Estou à disposição.
Ps: aproveito para agradecer aos deputados Paulo Ramos, Molon, Freixo e Bolsonaro pela acolhida respeitosa e franca. O FairPlay necessário a contendores modernos tem sido a marca de suas disposições políticas. A eles o meu muito obrigado.
Postado por Mário Sérgio de Brito Duarte às Quinta-feira, Julho 02
Recolher comentários

Mônica. disse...
Eu me ofereço publicamente para pagar uma passagem ao Sr. Ignacio Cano para Cuba, Russia, China... desde que ele garanta que ficará por lá, por pelo menos uns 20 anos.Tenho certeza que conseguiremos sobreviver sem a colaboração deste senhor... talvez um pouco melhor, mas sobreviveremos...

5:17 PM
Conselho disse...
Pedimos seu apoio, na divulgação do abaixo assinado digital para a transformação do antigo hospital quarto centenário, em santa teresa, em sede do 1º BPM e Hotel de Trânsito para policiais militares e outras forças de apoio de fora do estado.Por favor, dê uma olhada e, se possível, divulgue no seu blog.O link é: www.abaixoassinado.org/webroot/assinaturas/assinar/4605Obrigada, Grupo de moradores, admiradores e frequentadores de Santa Teresa "Chame a polícia pra Santa"
5:31 PM
Mônica. disse...

Que tal se, atendendo a "linha de pensamento" que eu entendo pelas colocações do insigne professor, talvez, professor doutor, ou quem sabe até professor doutor pós doutor (ufa, tanto saber), os deputados do Rio não fazem uma lei que permita apenas ao policial entrar nas "comunidades" desarmados e que só seja permitido ao policial morrer e que ainda, tente levar o criminoso (nesse momento já me pergunto se podemos chamar o criminoso de criminoso, ou se não é ofender demais os direitos do criminoso, afinal, criminoso merece todo nosso respeito e atençao), tente levar o criminoso, se pudermos chama-lo assim, preso por força apenas do poder do pensamento, ou quem sabe das palavras, se não for incomodar demais ao criminoso, ou se não for impertinente demais um policial querer levar um criminoso preso. Afinal, devemos ter todo respeito, carinho e consideração por aquelas pobres vítimas de uma sociedade malvada, que obrigou alguém a ir para a criminalidade. Ora, se a culpa é nossa, dos trabalhadores, dos estudantes, das donas de casa, das mães de família, dos jovens batalhadores, dos que pagam impostos, por estas pobres pessoas, vítimas de pessoas tão burquesas e tão malvadas, estarem no crime, nada mais justo que sermos dizimados sem direito a reclamaçoes, nada mais justo que a polícia exista apenas para que se reclame da polícia, nada mais justo que a polícia exista para ser apenas culpada em potencial por tudo que quiserem culpabiliza-la, afinal, chegaremos a um tempo que um policial vai ser culpado até se morrer, obrigando um pobre criminoso a gastar a bala que poderia estar tirando a vida de outras pessoas, burguesas, que pagam impostos caros e por isso merecem claro, a morte e sem reclamação ! Cel Mário Sérgio, o sr tem uma paciência de Jó, de suportar tudo isso. Logo o sr. que tantas vezes colocou a própria vida em risco, em operaçoes, trabalhando pela segurança de pessoas como... como o senhor sabe quem... meu Deus, não tenho essa paciência, nem essa tua placidez de suportar tanta coisa de forma equilibrada. Realmente, agora creio que o fim dos tempos está próximo...
5:34 PM
Mônica disse...

Em tempo Cel Mário Sérgio, em tempo, minha mais profunda admiração pelo sr. por sua lucidez. Que bom que não existem apenas inúteis que pensam que pensam, qdo apenas papagaiam meias verdades, mofadas e empoeiradas, postas por terra por algo que desconhecem o que sejam: a realidade. Se eu fosse uma pessoa melhor, teria pena dessas pessoas que tirando a "epistemolgia da gnose etnocêntrica da arquitetura cigana, segundo o hipismo pré-colombiano" não conseguem expressar nada mais que uma onomatopéia galiforme.Cel Mário Sérgio, por favor, cuide muito bem da sua saúde. Não podemos nos dar ao luxo de não ter alguém como o sr para falar algo de lúcido.
5:45 PM
Joana_Joana disse...

"Soraya Queimada"...Zéu Britto.Eu queria ter um lança chamas,Eu queria ter uma fogueira.Eu queria ter somente um fósforo,Eu queria ter uma vela acesa.Pra queimar Soraya, pra ver torrar seu couro,Pra deixar somente o osso exposto ao Sol...Eu quero ver Soraya queimada,Soraya queimada,Porque Soraya me queimou... Eu quero ver, quero ver,Soraya queimada,Soraya queimada,Porque Soraya me queimou...Eu queria ácido sulfúrico,E um litro de álcool Tubarão.Eu queria uma tocha iluminada,Pra deixar Soraya igual carvão.
6:07 PM
Igor Siliano disse...

Boa sorte em sua nova função Coronel, o povo do Rio de Janeiro precisa do senhor.
6:38 AM
pimentel disse...
O corte é ético nao mais ideológico. Freixo, Molon, Bolsonaro, Paulo Ramos. Sem dúvida sao nossos melhores representantes.
6:56 AM
Tania disse...
Parabéns Cel. Mário Sérgio!!!Um grande abraço!"A moralidade é a melhor de todas as regras para orientar a humanidade ...! *Friedrich Nietzsche
7:12 AM
Anônimo disse...
Tio, que Deus te ilumine!Força e Honrra!FDR
9:25 AM
Inconfomado disse...
O sr agora vai parar de escrever ou seu senso critico se amenizara?
9:29 AM
Jonas disse...
Não acredito tão pouco que a polícia deva estar desarmada em virtude do poderio de fogo que existe na mão de pessoas envolvidas com o tráfico. Porém questiono a prerrogativa de invasão de comunidades para se acabar com o tráfico. Penso que falar mal do Ignacio Cano é muito fácil, visto, que ele é um ideólogo e por isso não tem experiencia prática para defender um ponto de vista. Ao menos foi assim que se bordou o discurso. Acredito que sua ciência não é isenta, mas achar que ela não serve para nada, e não nos alerta de problemas grandes, como a má formação da nossa polícia, é uma sandice tão grande como a dos políciais presos durante altos de resistencia.
11:39 AM
Mônica R disse...

CEL MÁRIO SÉRGIO, foi uma feliz notícia sabê-lo nomeado para Cte da PMERJ. Mas quem está de parabéns mesmo é o secretário de segurança, Sr. Beltrame e o Governador, com essa indicação. Estamos em excelentes mãos, em que pese tua modéstia.
1:02 PM
Anônimo disse...

Coronel sou sd aqui no oitavo, e pesquisei muito sobre sua posição. e tenho esperança que na medida do possivel o senhor irá novamente a colocar nossa briosa pmerj no lugar que ela merece, sem necessidade de esculachos públicos. que Deus o ajude nesta empreitada.SD Rodrigues
2:33 PM
claudio disse...
Prezado Cel, sinceramente não conhecia o vosso trabalho, como servidor do Estado, antes de vossa nomeação a Comandante de uma das instituições mais mais criticadas do Estado. Algumas criticas verdadeiras, outras verdadeiros descalabros. Espero que o Sr. esteja motivado e disposto, pois tenho certeza que será uma empreitada árdua. Também sou militar, da Marinha, sei que o Sr. vai conseguir.Mas como eleitor e como cidadão, gostaria de colocar a Vossa Senhoria a situação abaixo:O governo esta "pacificando" as comunidades, principalmente as daZona Sul, isso eu acho legal, mas não se pode preterir uma região em favor de outra. Comandante OS BANDIDOS EVAPORARAM, eles estão migrando para a Zona Norte, em especial para Madureira, onde vários meliantes do morro do chapéu mangeira se instalaram, nos morros da Serrinha, cajueiro e são josé. Comandante, eu acredito nas instituições e apesar de quando comementar que coloco minhas solicitações aos governantes e responsáveis pela PM,vários amigos me dizem que não adianta, mais digo novamente. Eu acredito no Brasil. Que DEUS ilumine seus caminhos, pois em suas mãos está o peso de várias vidas. claudio
4:36 PM
Marfiza de França disse...
Vim desejar-te boa sorte, resiliencia e lucidez...e isso é quase uma oração.
4:41 PM
Anônimo disse...

Lucidez e Inteligência está evidente em suas palavras no texto acima (Cel Mário Sérgio).Estamos vivendo um grande momento na corporação que à tempos não viamos. Estamos confiantes na sua capacidade de discernimento, e tenha certeza que precisamos disto.Sabemos que V.Sª não terá tempo suficiente para tranformar seus objetivos em realidade, mas pelas informações claras que temos de vossa pregressa na corporação, o pouco que vieres a fazer de bom será marcante e nos elevará a uma melhor condição da atual. Aproveito a oportunidade para congratular a v.sª pela capacidade que o levou a gaugar tão nobre função.Não posso deixar de pedir-lhe que que faça uma revisão justa, nos quadros de acesso dos praças, pois tem 2º e 1º sgt aguardando promoção muito além do que prescreve o RPP. Que Deus possa estar convosco nesta nova missão.
6:35 PM
Anônimo disse...
Coronel, boa noite! Em primeiro lugar meus parabéns pelo senhor comandar a PMERJ,são homens igual ao senhor que devem ocupar este posto na PMERJ,mais um parabéns por ser o 1º BOPEANO a comandar toda a PMERJ.Sou pai de um oficial do BOPE e sei dos seus conhecimentos e dignidade que possue.Meus parabéns também pela materia que acabo de ler.Gostaria muito de viver em uma cidade e em um estado que não tivessemos a necessidade de utilizar a força para acabar com os marginais, mas o que não pode acontecer é o assassinato de policias e civis por esses marginais,e agora temos o desprazer de sociologos,advogadoe,jornalistas,politicos e etc quererem que os policias entrem em comunidades dominadas por verdadeiros guerrilheiros com rosas nas mãos sem espinhos.Será que esses que foram na ALERJ não poderiam estar em seus países defendendo os bandidos da terra deles?O que pensam ,nós somos pais de policiais militares, civis, bombeiros militares e etc e não queremos que nossos filhos venham a ser assassinados por bandidos, pois até a data de hoje não vejo e nunca vi uma ONG DESSES DEFENDER OS policias, pelo contrario, quando podem colocam mais fogo na poeira.Um dia destes estava em uma reunião com familiares e amigos, quando um desses participantes começou a contar que tinha sido roubado em uma blitz, pois acabara de dar R$50,00 a um policial,imediatamente perguntei ao mesmo como tinha ocorrido o fato, e o mesmo falou que estava com a carteira vencida e que de fato negociou com o policial pois acabaria tendo a habilitação apreendida e mais não podendo dirigir o seu carro.Então falei para o mesmo o seguinte,que ele errou pois foi o corruptor e que desta forma ele era tão ladrão quanto o policial.O povo somente gosta de levar vantagem e desta forma acabamos nesta vergonha.Disse para esse amigo que o policial o médico, o engenheiro são frutos desta sociedade podre que vivemos,pois não temos mais familia neste país.Que os pós,doutores e mestrados vão para a CHINA, RUSSIA,CUBA E SE NÃO PARA O INFERNO, PARA VIRAREM CHURRASCO.PAULO ARESE
9:56 PM
Hércules Xavier disse...
Coronel:Um muito bom dia. Dado ao que leio em seu blog e nos jornais, não sei se é correto dar-lhe os parabéns pelo posto adquirido.No mais, deixo expresso que seu livro Elite da Tropa é muito bom, tendo-o lido de um só fôlego: ele prende (sem trocadilhos) os olhos do início ao fim.
11:13 PM
Edmilson disse...
Sou CB PM do 6.BPM e gostaria de parabenizá-lo pelo blog e pelos comentários sobre a palestra sobre os autos de resistencias e por ter assumido o comando geral da PMERJ precisamos de um comandante inteligente.CB NEVES tel. 78567449
6:27 AM
Anônimo disse...
Sr Coronel Parabéns pelo Comando alcançado, temho certeza de quenos deixara orgulhosos no camando da nossa corporação, pois é um oficial digno, honesto, e que tem o respeito e adimiração de Oficiais nas principalmente do praças, o sr conquistou o cargo pelos seus méritos e não pisando na cabeça das pessoas. Seja muito iluminado e conte comigo.
6:56 AM
Anônimo disse...
Sr Comandante, por favor, sei que o sr e' um homem serio, de uma olhada na Cavalaria, nao e' culpa do atual cmdt, mas pra que tanto cavalo?...nao tem gente pra montar, tem cavalo que e' imprestavel para policiamento, e' so gastanca com capim e racao e produtividade pra comunidade zero...nao deixe apreender maquininha sem perguntar cade o dinheiro...obrigado.
8:31 AM
Anônimo disse...
Senhor Coronel Mario SérgioQue o Grande Arquiteto do Universo coloque a luz na sua árdua missão de comandar a PMERJ.Sucesso pleno, determinação, coragem até para, enfrentar coisas que Vossa Senhoria não poderá modificar. Porém, sabedoria para perceber todas as diferenças.
8:42 AM
Андрий disse...
Mário Sérgio,Meus parabéns pela BRILHANTE exposição dos "factóides" proferidos pelos intelectualóides.Meus parabéns pelo novo cargo (e desafio) a ti confiados - como Comandante-Geral da Polícia MIlitar
5:20 PM
MAURO PM disse...
Venho por meio desse comentario parabenizar o nobre CMT. pelo arduo e promissor cargo de CMT GERAL DA PMERJ, diante de vossa reunião se dipor de uma proxima oportunidade convide os nobres policiólogos, estudiosos, ideólogos, e intendedores de comunidades a adentrar em nossas comunidades "QUE SÁ UMA MARE QUE O SR. CONHEÇE MUITO BEM", dentro de um de nossos blindados para apenas fazer um "tour" pela comunidade sem hora marcada e avisos prévios assim como nossas operações, assim verão crianças de 10, 12, 14, 16anos , com fuzis, pistolas, granadas, sacos com maconhe e cocaina e pedras de crack, totalmente alucinados pelos efeitos dessa droga, e sair sem dar nem um tiro, depois veremos se ele teria coragem de adentrar essa mesma comunidade com fardamento de policial, ganhando 800,00 reais por mes e arriscar a sua vida pela sociedade apenas por uma informação de que no local existem meliantes vendendo entorpecentes ou portanto armas de grosso calibre, acredito que nenhum deles gostaria de estar em nosso lugar, ou ate mesmo no seu lugar cmt. quando foi metralhado em plena linha vermelha por varios marginais fortemente armados onde Deus, apenas Deus podeia ter guardado sua vida, que é apenas com ele, que nós policiais contamos quando estamamos em nossas operações policiais.MAURO
9:00 PM
Anônimo disse...
Coronel, felicidades nesse novo cargo, sabemos que a guerra não é facil. Sei que o senhor tem um pensamento de inovação, modernidade e humanidade, entao temos a esperança que o senhor olhe com bons olhos para alguns entraves nas melhores condiçoes de trabalho para o policial, como:- Rio Card para todos os PMs- Fim do Rancho- Mudanças no RDPM- Promoções para quem estuda e faz prova.- Melhoras nas promoções dos Praças de curso.- Melhora nos cursos de formação da corporação. Mudanças no CFAP, APM, CRSP, DEI e outros cursos, pois sabemos que ainda tem policias que se formam sem nunca ter atirado de fuzil e/ou pistola.- Melhoras nos HCPMs e Policlinicas, ou acaba de vez com eles e faz uma parceria com um plano de saúde.- Mudanças na corregedoria, investigar policias que estejam realmente cometendo crimes e corrupções, e nao ficar fazendo supervisão para olhar se a identidade tá vencida ou se o cuturno tá sujo.- Melhorias salariais (principalmente)Nos mais espero que Deus vos abençoe e ilumine seu dias trazendo muitas felicidades.
8:06 AM
MULHERES DE POLICIAIS disse...
NOSSA SATISFAÇÃO SE RESUME EM UMA SÓ PALAVRA: ESPERANÇABEM VINDO!
10:29 AM
Anônimo disse...
Caro amigo Cel.Mario Sergio,gostaria de te parabenizar pela merecida promoçao e te desejar muita saúde,força e proteçao divina.Tenho certeza que comandará a tropa com sabedoria e justiça.Nao se esqueça de convidar os meus filhos para a formatura dos novos caveiras.Deixo um abraço de boa sorte.Até logo.De uma pessoa amiga que está longe.
12:15 PM
caafc disse...
Me sinto no dever de compartilhar uma atitude verdadeira de um cidadão que se faz consciente do cargo e da responsabilidade que acaba de assumir. Tenho absoluta convicção que influenciará positivamente nossas vidas e de nossas famílias."TERÇA-FEIRA 23:00Entra no 22ºBPM(Maré- este que muitos consideram reunir o melhor e o pior da vida de um policial militar - citado por ele no texto, onde faleceram tres policiais recentemente no exercício das funções)DOIS homens, um deles de terno.Após momentos de apreensão e SURPRESA, o que poderia ser um show digno de Popstar político, SILENCIOSAMENTE, COM TODA DESCRIÇÃO QUE REGE SEUS VALORES,o CEL.MÁRIO SÉRGIO em uma de suas primeiras ações extraoficiais, fazendo HISTÓRIA, no batalhão que comandou, e com a sublime intenção de buscar força e Fé, para cumprir com dedicação honrada a missão que se faz oficialmente a partir de hoje.Honrada visita nas palavras e nas ações, mostrando interna(aos praças) e externamente(aos cidadãos cariocas) como valorizará de maneira verdadeira e dedicada sua MISSÃO!!Deus esteja contigo, nobre Valente.Carlos Cunha
1:00 PM
Anônimo disse...
espero que não deixe de postar e ler comentários no teu blog, certamente é uma porta aberta, ainda que não oficial, para poder-mos acessar o Cmt Geral de PMERJ.
2:36 PM
Mônica (Praças da PMERJ) disse...
Estamos esperando uma postagem sua senhor, para poder saber o que esperar do seu comando. Todos estamos muito esperançosos. Por favor, de um recado para sua tropa nesse espaço e tenho certeza que ele alcançará os quantro ventos. Sabemos que não pode por si só dar um aumento para seus homens, mas pode nós fazer virar polícia de novo! Boa sorte!
4:26 PM
Mário Sérgio de Brito Duarte disse...
Prezada MônicaEstarei recebendo amanhã, às dez, Cabos e Soldados de todas as unidades operacionais para uma conversa sobre nossos planos para a Corporação e seus homens e mulheres.Temos muita coisa em mente Mônica, muita vontade de realizar e uma grande esperança na mobilização de todos para uma guinada definitiva nos rumos do nosso destino.Estou começando pelos Cabos e Soldados, nossa linha de frente, aqueles que, verdadeiramente, suam e sangram nas ruas do Rio de Janeiro, com os graduados e os Tenentes.Espero não decepcioná-la, Mônica.Não estou me aconselhando com receios.Somos uma Corporação de bravos.
5:39 PM
Anônimo disse...

CORONEL MÁRIO SERGIO, MEUS PARABÉNS,O SENHOR ESTAVA FAZENDO FALTA NO COMANDO GERAL,SABEMOS QUE O SENHOR VAI LUTAR MUITO,MAS TAMBÉM TEMOS A CERTEZA DE SUA VITÓRIA.QUE O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO ESTEJA SEMPRE AO SEU LADO E DE TODOS OS POLICIAIS MILITARES DESTE ESTADO.JOÃO MEIRELES SAMPAIOPAI DE UM BOPEANO
6:15 PM
Anônimo disse...
Parabéns CMT, espero que o Sr. consiga atender a tantos anseios dos PPMM que depositam tantas esperanças em sua gestão. Peço-lhe que não se esqueça dos praças especialistas músicos que elevam tanto o nome da corporação e muitas vezes ficam por até QUINZE ANOS na mesma graduação, mesmo habilitados, aguardando uma vaga para serem promovidos.(Atualmente há casos assim, por incrível que pareça). Todo PM HONESTO tem seu valor e todos tem uma importância especial para a nossa gloriosa PMERJ, por favor valorize cada um como deve ser. Boa Sorte. Que Deus te abençoe.
6:21 PM
Anônimo disse...
Realmente ler tudo isso nos enche de esperança para que dias melhores nasçam em nossa corporaçao.sou filho e neto de pm,cresci vivendo pm desde de garoto uma policia respeitada e digna e por isso segui o bom exemplo e hoje faço parte deste nobre corporação que acredito eu vai renascer aprtir de agora pois nossa força era um corpo forte porem sem cerebro e agora parece que junto com este cerebro vem tambem um lider.QUE DEUS O ILUMINE EM SUA MISSÃO!!!
6:41 PM
NASCIMENTO ANTENISTA disse...
O Blog nascimentoantenista.blogspot.com deseja sucesso ao novo Comandante-Geral da PMERJ, o Sr Cel PM Mário Sérgio.
7:07 PM
NASCIMENTO ANTENISTA disse...
Sr CEL MÁRIO SÉRGIO , sou o 3º SGT PM NASCIMENTO RG 47359, ex SAI/22º e atualmente na SAI/1ºCPA, como sei que o senhor gosta de ouvir músicas da Jovem Guarda, visite o meu Blog com vídeos da Jovem Guarda(originais da época), o senhor vai gostar.Um abraço.
www.musishowvideos.blogspot.com/
7:26 PM
Anônimo disse...
PQ GRADUADOS CONCURSADOS COMPETEM POR PROMOÇÕES JUNTAMENTE COM GRADUADOS POR TEMPO...N ENTENDO SERMOS A ÚNICA INSTITUIÇÃO Q N VALORIZA O CONHECIMENTO E SEU MERECIMENTO PARA PROMOÇÕES...PASSAMOS DA HORA DE TERMOS UMA ESCOLA DE SARGENTOS NOS MOLDES DA ACADEMIA D. JOÃO VI...SEM BASE NENHUMA ESTRUTURA SE SUSTENTA...N PODEMOS NOS ACOSTUMAR A PROMOVER GRADUADOS AO KILOS SEM O CONHECIMENTO E MERECIMENTO DEVIDO...PELO FIM DO CABIDE DE DIVISAS...
8:04 PM
Anônimo disse...
Sr. Cel Comandante Geral:Peço a sua licença para aqui postar uma exposição de motivos, para vossa avaliação.Sou militar de policia a cerca de quinze anos, e trabalho na área correicional a quase seis.Recebemos hoje com tristeza a noticia de que as DPJM's irão se extinguir em dois meses.Senhor, trabalhamos nessa área por acreditar em uma policia melhor, por querer ajudar a identificar todos aqueles que cometem algum tipo de ilicito.Muitos de nós trabalham a dez, quinze, vinte anos nessa área, e apesar dos riscos, pois somos duplamente ameaçados (pelos maus policiais e pelos marginais da lei) continuamos a nossa missão por acreditar.Ficamos muito preocupados com a nossa integridade fisica ao saber que, além da reorganização estrutural do aparelho correicional, alguns companheiros poderiam ser transferidos para unidades não ligadas a corregedoria.Coronel, isso poderia ser fatal, pois cito alguns fatos ao senhor, não sei se são de seu conhecimento, mas acredito serem relevantes para a sua avaliação no sentido de transferir companheiros para outras unidades: Caso do Ten Augustinho Salvador, que foi abordado no restaurante rancho das morangas e "aconselhado" a não aprofundar uma averiguação; o caso do Sgt Angelo Mourão, que recebeu varias ligações em sua residencia ameaando sua esposa e filhos; o caso do Sgt Eduardo Lago, que após uma supervisão no 16º BPM teve toda a sua guarnição ameaçada; o caso de uma vtr da 4ª DPJM que foi vitima de atentado por paf na zona norte; o caso do extinto CB Daniel, que foi assassinado de forma, no minimo, suspeita em frente a sua casa em Maria da Graça; o caso do SubTen Beethoven da 2ª DPJM que também foi assassinado na porta de casa quando chegava do trabalho; o caso de uma vtr da 1ª DPJM que foi atingida por paf na ilha do governador. Existem outros muitos casos Coronel. Tomo a liberdade de fazer uma pergunta ao senhor: O senhor vai mesmo jogar aos leões esses companheiros que acreditam na recuperação da pmerj, e ajudam lutando para isso? O senhor vai mesmo transferir a batalhões não ligados ao eixo correicional companheiros que são ameaçados por maus policiais que são dessas unidades? Coronel, por favor, estamos aqui, com certeza, para somar, para lhe ajudar em seu comando. De um voto de confiança ao nosso trabalho, não nos faça correr risco de morte em batalhões.E trabalhamos sem nos omitir. Várias guarnições durante o serviço de supervisão ja lograram exito em prender meliantes armados, recuperamos veiculos roubados e temos ate mesmo uma apreensão de quase 70 quilos de maconha.Não tenho a pretensão de que este texto seja publicado, somente fiz uso deste canal para chegar ao senhor, mostrar-lhe que estamos ombreados e lhe pedir um voto de confiança para nosso trabalho, para que possamos mostrar que ele é util e necessário. Finalizo com meus respeitos e minha continencia, pedindo desculpas por algum erro gramatical ou palavra.Que Deus Guie e Ilumine os seus passos ante a nova jornada.
8:08 PM
sargento de carreira disse...
Senhor Cel Mário Sérgio comandante Geral da Polícia do estado mais visitado do Brasil, seremos sucinto neste assunto:1. Fostes aclamado à este tão importante cargo para a maioria dos Oficiais da Pmerj, por, inegavelmente, sabedoria do Secretário de segurança, que não exitou em escolher alguém que combinasse com o perfil atualizado de um líder do século XXI, quebrando o paradígma militar da antiguidade sem qualidade e fora da realidade. Pois pergunto: Qual o reflexo dos vários cursos que são feitos até mesmo no exterior por nossos Oficiais, sobre estrutura da PMERJ ?Como já passei, com honras pelo antigo Coe, Nucoe e Cioe, vejo que realmente lá formaríamos de forma profissional, grandes combatentes comandantes.2. Irei diretamente solicitar nesta oportunidade um anceio que está vetado à alguns tempos por alguns combatentes seus, isto é, pertenço à um grupo de 1º sargentos formados através de concursos (CFC, CFS, e CAS) e estamos a deriva sem nenhuma pespectiva de promoção a não a de tempo de serviço. Solicitamos a VªSª que veja com os combatentes responsáveis pela seção de promoção a possibilidade de promover os 1º sgt levando em conta o tempo de graduação desde a 1ª promoção que foi a de cabo PMpois Senhor Comandante, não nos promovem por falta de vagas, mais o policial que nunca prestou um concurso ao chegar seu tempo de serviço é promovido automaticamente, não desconsiderando o decreto existente, mais lembro-vos, que o RPP não foi revogado. Encaramos cursinhos e aulas extras para nos graduarmos, e hoje vemos estas distorções. Sugiro que o senhor promova todos os 1º sgt levando em conta o intertício agregado ao tempo de CBPM, pois não somos muitos. Agreço sua avaliação e comentários sobre este assunto se possível. Fique na Paz. E conte conosco.
9:17 PM
Carla Cardoso disse...
Boa sorte,felicidades,paciência, Paz de espírito,Veemência, serenidade e hombridade ao amigo.Encerrar a carreira no mais alto posto de comando é uma honra, mas pode ser um fardo( torço para que não seja).Rezarei todos os dias para que Deus guie suas decisões e que todas sejam muito bem pensadas como foram até a data de hoje e tenho certeza que continuarão sendo.Todos sabem quanto você ama essa instituição que anda tão descrente pela opinião pública e sabemos quão árdua será sua tarefa.Fabio mandou um abraço e disse estar torcendo muito também e acompanhando as notícias e que espera agora por bons resultados na segurança pública.Fique com Deus sempre.Abraços meu e do Fabio.
4:33 AM
Anônimo disse...

CARO CMTE. PARABÉNS ! E FÉ NESSA NOVA CAMINHADA. INFELIZMENTE NÃO PODEREI PARTICIPAR DESTA RECEPÇÃO AS 10 HS, POIS, TENHO QUE COMPLEMENTAR MEU SALÁRIO QUE MAL PAGA MINHAS CONTAS. MAS GOSTARIA MUITO QUE COLOCA-SE AQUI ALGUMAS DE SUAS IDÉIAS PARA NOSSA BRIOSA CORPORAÇÃO COMO UM TODO PRAÇAS E OFICIAIS ,QUE JÁ AGONIZAVA SUFOCADA E AGORA SENTE UM BALÃO DE OXIGÊNIO ALIVIANDO NOSSOS PULMÕES. ESPERO QUE A CARGA DESTE BALÃO NÃO SEJE SÓ PARA UM ÚLTIMO ADEUS.
6:13 AM
CB PM Barbosa disse...
Sr.Comandante,meus parabéns por ter alcançado o Mais alto cargo ,dentro da PMERJ,e quero dizer que pelo pouco que conheço ao sobre sua pessoa,tenho uma grande esperança e acompanhado de uma certeza ,que serás uma Comandante Geral ,que deixará uma lembrança na PMERJ,não como outros que por este cargo passou ,e que hoje nem se ouve falar.Um abraço e lembre-se de sempre colocar Deus a frente de todas as suas decisões.CbPM Barbosa
6:35 AM
Anônimo disse...

ESSES FORAM ALGUNS PEDIDOS AO NOVO CMTE. NA COMUNIDADE DA PMERJ NO ORKUT. POR UMA POLICIA MELHOR!PEDIDOS !!!- REAJUSTE DO SOLDO = SALÁRIO MÍNIMO- RIO CARD- TICKET REFEIÇÃO- VALE REFEIÇÃO- PLANO DE SAÚDE - UNIMED OU AMIL ( NÓS PRECISAMOS DO MELHOR )- ESCALA 24X72 ( NÃO ME DIGA QUE NÃO DÁ PRA TRABALHAR 24 HORAS, PQ DÁ ! )- ACESSORIA JURÍDICA DO ESTADO PARA DEFESA DE NOSSOS DIREITOS EM SERVIÇO.- EMPRÉSTIMO EM CONTRA CHEQUE , SÓ PRA COMPRA DE CASA PRÓPRIA OU VEÍCULO.- CONCURSO NÍVEL DE TERCEIRO GRAU PARA PRAÇAS( DIREITO )- PLANO DE CARREIRA PARA ACESSO A CORPORAÇÃO COMO PRAÇAS CHEGANDO AO OFICIALATO. - MODERNIZAÇÃO DE RDPM.- PALESTRA PARA OS NOVOS POLICIAIS MILITARES COM A COMISSÃO LIDERADA PELO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA COMO ACONTECEU PARA OS NOVOS AGENTES DA POLICIA CIVIL !!! - CURSO CONVENIADO A UMA FACULDADE PARA NIVELAR EM DIREITO TODOS OS POLICIAIS NÃO FORMADOS.BEM! ACHO QUE SERIAM BOAS MUDANÇAM, TEÇAM COMENTÁRIOS E CONTRIBUAM COM MAIS...
6:43 AM
Anônimo disse...
de uma olhada sr por nos aki do 29bpm,estamos um pouco a deriva,um corpo com alma cansada!!!! renove-nos por favor! e muita gente atrasada e parada no tempo da ditadura militar,presao e mais pressao,visitenos-nos por favor,mas sem avisar!!!!!!!!!!!!!! praça pede apoio.
6:50 AM
Cb Verdade! disse...
Muito bom!Como citei em postagem anterior, nós precisamos de líder, não de um comandante, pois todo líder é um comandante natu, mas em nossa PMERJ os comandantes esquecem de serem líderes, ou até mesmo não possuem os adjetivos para tal!Acredito profundamente em mudanças, caso contrário não estaria nesta luta diária, com postagens em nosso blog - Praças da PMERJ e etc... Muitas vezes citei que não sou contra oficiais, mais sim contra a tirania de muitos deles!Nós praças da PMERJ, clamamos por dignidade, por justiça, tudo aquilo que nos é roubado em nosso dia-a-dia, enfim nada mais que cidadãnia, palavra muito escrita e falada, todavia, nunca lembrada quando se trata de praça de nossa PMERJ! Estamos fartos de tanta humilhação, somos desrespeitados até mesmo em nossa condição humana, sempre tratados como seres inferiores, tratados como "material de consumo" e fácil reposição! Quantos de nós, morreram em vão, deixaram as suas famílias órfão, apenas para satisfazer o orgulho de algum oficial sem honra? Quantos de nós, somos esquecidos ao sol, ao relento, com sede, com fome, sem transporte, sem apoio, enfim a própria sorte? Quantos pais de famílias deixaram de estar presentes com suas esposas, filhos, pais, seu lar, por capricho e arrogância de algum oficial? Muitas vezes por 10, 20 e até 30 dias seguidos! Porquê tanta força para a manutenção da covardia? Pois este RDPM é a melhor ferramente de proteção para o covarde e os corrúptos! Ele não disciplina a tropa, mais sim, intimida,ameaça e pune a todos os praças que se atreverem a descordar de atos ilícitos de seus superiores, por exemplo! Só teremos uma polícia melhor, mais dígna, quando todos, oficiais e praças forem obrigados a manterem uma conduta honesta e leal as leis! Mas como fiscalizar o que é "infiscalizável"? Falo de nossos oficiais, como podemos fiscalizar o cumprimento de nossas leis, se não podemos sequer cumprí-la em nosso âmbiente de trabalho? Sr Cel Mário Sérgio, o comando geral está em vossas mãos, cabendo agora, somente ao Sr, ser apenas mais um ou o primeiro de uma nova PMERJ! Justa, legal, operacinal e eficaz! Do blog Praças da PMERJ;Cb Verdade!
7:19 AM
Robson disse...
Concordo com quase tudo dito aqui pelo Coronel. Porém, digo e afirmo que há mestres e mestres, doutores e doutores, não se pode colocar tudo no mesmo saco. O p´roprio Coronel é um bacharel em Filosofia formado por doutores e mestres. Querendo ou não eles são importantes pra se pensar e refletir esse país. Têm gente demonizando eles aqui, o que vejo, chega a parecer uma crítica ao estudo e a um pensamento mais reflexivo. E lembrem-se que todo discurso, como dizia Bakhtin, carrega nela as vozes opostas. Por isso, valorizem seus mestres e doutores e lembrem-se de sua importância para se pensar esse páis pois a relaidade é construída em teorias e discursos e vice-versa, é um fluxo constante. E repito: há mestres e mestres, doutores e doutores, políticos e políticos, policias e policiais....p.s.: estudei avida toda em escola pública, fiz pré-vestibular para carentes e hoje sou bacharel e mestre e espero pensar e agir nesse país de forma válida...
7:34 AM
Recruta disse...
Seja Bem vindo Sr Cel Mário Sérgio, acompanho o seu blog faz um tempo e sei de sua capacidade e de seu empenho com a corporação, e sustento ainda que com sua nobre formação sua história, que no prezado momento de sua nomeação para o comando da PMERJ vibrei e refleti uma enorme mudança na corporação, seja bem vindo e que sua estadia seja próspera e longa!
Ben10 disse...
Boa Sorte meu caro Comandante! No entanto a boataria esta à solta, entre eles gratificação ao aptos da PMERJ. E os IFP's? Como ficam? Ou manda eles para a reforma ou aproveita num serviço digno. Não é justo discriminar, admiro muito o BOPE e também O irmão que fica baseado 12 horas no sol sem banheiro e bebendo água quente. Ou um deles é melhor que o outro? E o que trabalha no expediente e resolve a parte burocrática de quem está na rua. Tem que enxugar também concordo tem 5 fazendo serviço de 1 nas OPM's, mas V.Sª. sabe que 4 tem padrinho.E a Corregedoria devemos exterminá-la? Ou precisamos de uma que ponha na cadeia o PM "Ratão" e não aquele que tem celular sem autorização ou a farda está velha e sem botão. V.Sª. já tirou a poeira da casa, mas por favor não jogue os móveis velhos fora, alguns poderão ter bom uso.Boa Sorte!Por acaso também vamos precisar.
6:12 PM
Tenente Ferreira disse...
Me sinto como se eu mesmo fosse nomeado CMT GERAL.Não preciso nem falar o quanto estou contente. Tenho a sorte de ter meu primeiro Comandante no cargo de CMT GERAL DA PMERJ e meu segundo Comandante como Chefe do Estado Maior Administrativo.Tenho muito orgulho de ambos... Estive lá no QG no dia da passagem de Comando e observei de longe o Senhor falando com os alunos oficiais, lembrando de quando era eu que estava ali perfilado, ouvindo a voz do Comandante Caveira... Foi em 2004, mas parece que foi ontem! Estou vibrando muito com o Comando de um líder! Pode contar comigo comandante, não estou no QG, mas estou igualmente eufórico e atento a tudo! Pode contar comigo sempre! Abraços,Tenente Ferreira
6:07 AM
Prof. Nogueira . disse...
Cel Mário Sérgio , o seu ''entusiasmo'' , que lhe é peculiar , ao assumir esta nova missão , conforme mencionado em sua entrevista no periódico '' O Globo '' de hoje é contagiante . Certamente , uma '' messe '' de esperanças à família policial-militar , na qual , abusadamente , me incluo . Bom comando , amigo ! Prof. Nogueira , APM D. João VI .
6:26 AM
JOSE disse...
BOM DIA SR CORONEL MÁRIO SERGIONÃO GOSTO MUITO DA PALAVRA "ANÔNIMO", POR ISSO ESTOU ME APRESENTANDO, SOU O 1º SGT PM REF RG 31.163 JOSÉ SANTOS E APESAR NÃO TER TIDO A HONRA DE CONHECÊ-LO QUANDO ESTAVA NA ATIVA, PORÉM, ATRAVÉS DE INFORMAÇÕES OBTIDAS POR OFICIAIS QUE O CONHECEM, FUI INFORMADO DO SEU CARÁTER E SUA CAPACIDADE. NÃO SOU NENHUM INTELECTUAL, PORÉM GOSTO DE EXPRESSAR EM PALAVRA SINGELAS E SINCERAS, DESEJANDO-LHE UM BOM COMANDO E JÁ PERCEBEMOS, MESMO NA INATIVIDADE QUE A TROPA ESTÁ APOSTANDO NA SUA GESTÃO, POIS A PM ESTAVA PRECISANDO DE UMA OXIGENAÇÃO.LI COM MUITA ATENÇÃO O SEU ARTIGO SOBRE O DEBATE NA CHAMADA AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALERJ E GOSTEI MUITO DA SUA EXPLANAÇÃO DIANTE DOS "ÓLOGOS" QUE SE DIZEM ENTENDIDOS EM SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS E QUE NÃO SABEM NADA A RESPEITO DO TRABALHO DE ALTO RISCOS EM QUE CONVIVEM OS POLICIAIS, OS QUAIS ENFRENTAM FEROZES BANDIDOS ARMADOS COM FUZIS DE ALTO PODER DE DESTRUIÇÃO E ELES NÃO QUEREM ADMITIR QUE O CONFRONTO ARMADO POSSA RESULTAR NA MORTE DOS CHAMADOS E DENOMINADOS POR ELES COMO "CIVIS".QUE DEUS O ILUMINE E TENHA FÉ QUE FARÁ UM EXCELENTE COMANDO, POIS A TROPA E NÓS INATIVOS ESTAMOS CONFIANTES.RESPEITOSAMENTE.
9:37 AM
CB PM BARBOSA disse...
Manda este Sr.Sr. Ignacio Cano ,entrar na maré e se identificar como Policial,para ver se depois ele vai na ALERJ e repete este discurso.
11:03 AM
Emir Larangeira disse...
Senhor Cel PM comandante-geral.
Considerei muito pouco comentar sobre o seu importante artigo e acrescentar mais uma palavra de confiança no seu trabalho que se inicia. Daí, postei-o por inteiro no meu blog, com todos os comentários, e acrescentarei os que se sucederem a partir da última postagem.Desejo-lhe êxito nesta difícil missão! Com o respeito e a consideração de um velho PM.
3:17 PM
CAP PM disse...
Comandante, Gostaria inicialmente em parabenizá-lo por ter alcançado o patamar máximo da nossa briosa, objetivo este que norteia ou ao menos deveria nortear a carreira de todos os jovens que cursaram o CFO.Fico muito feliz em poder ver na PMERJ uma verdadeira mudança, pois com a mudança de geração dos Oficiais que a Comandam tenho certeza que viveremos uma nova época. Desejo ao Senhor toda a sorte e que suas decisões sejam pautadas sempre no melhor para a corporação, independentemente de atender interesses de determinados grupos.Minha continência e meu respeito.
4:23 PM
Simone Tavares disse...
Lendo uma declaração do senhor sobre o acontecido na favela do Gogó da Ema em Belf Roxo, observei que realmente o senhor tem uma boa intenção.Já estava na hora de acabar com os DPO e os PPC.No alto do São Carlos o DPO já saiu , em fim estava localizado no pior local da comunidade.Espero que o senhor faça o melhor em prol da tropa .Só fico triste pois acabei de descobri que o senhor é vascaíno pensei que nós da torcida feminina do flamengo poderíamos contar com o senhor no dia 23 para o jogo do flamengo com o Coríntias. fazer o que ! ninguém é perfeitooo.
6:34 PM
andre disse...
É PRECISO CORAGEMÉ preciso ter força para ser firme, Mas é preciso coragem para ser gentil.É preciso ter força para se defender,Mas é preciso coragem para baixar a guarda.É preciso ter força para ganhar uma guerra,Mas é preciso coragem para se render.Épreciso ter força para estar certo,Mas é preciso coragem para ter dúvidas.É preciso ter força para manter-se em forma,Mas é preciso coragem para ficar de pé.É preciso ter força para sentir a dor de um amigo,Mas é preciso coragem para sentir as proprias dores.É preciso ter força para esconder os proprios males,Mas é preciso coragem para demonstrá-los.É preciso ter força para suportar o abuso,Mas é preciso coragem para fazê-lo parar.É preciso ter força para ficar sozinho,Mas é preciso coragem para pedir apoio.É preciso ter força para amar,Mas é preciso coragem para ser amado.É preciso ter força para sobreviver,Mas é preciso coragem para VIVER.É preciso ter força para ser Policial,Mas é preciso coragem para ser Policial do RJ.É preciso força para querer uma policia melhor,Mas é preciso coragem para melhorá-la.É preciso ter força para segurar a emoção,Mas é preciso coragem para chorar.É preciso ter força para lutar,Mas é preciso coragem para encarar as dificuldades.FOI PRECISO TER FORÇA PARA ESTAR VIVO,MAS É PRECISO CORAGEM PARA CONTINUAR NA LUTA.Gostaria de parabenisar o Sr.Comandante pela FORÇA e pricipalmente pela coragem de realizar todas essas mudanças em nossa corporação.Já havia passado da hora de alguém mexer com a burocracia ADM.da PM,fui alvejado por vários disparos em dezembro passado e venho passando por sérios problemas financeiros.Ninguém nos diz com clareza o que realmente esse SEGURO de VIDA cobre,ou tem acesso à apólice,o que é direito do Policial e o que é concessão,nesses casos?
7:36 PM
Flavio disse...
Comandante, irei postar algumas mudanças que poderiam ocorrer dentro da PMERJ que certamente serão de grande valia para o avanço de nossa Instituição:1-Intranet em todas as unidades: Hoje qualquer requerimento tem de ser feito nas unidades, ocasionando assim grande entrave a administraçãoA intranet funcionaria da seguinte forma: O Servidor poderia acessar uma página (sítio) de qualquer lugar, onde, através de sua matrícula (pode ser a matricula do Estado ou o número da nova identidade funcional do servidor), o servidor poderia elaborar seus requerimentos, partes e outros, e após o término enviaria para a sua unidade via mensagem eletrônica, e, caso tivesse que juntar algum documento, o mesmo o faria em sua unidade através de envelope contendo o número do protocolo que seria informado ao final da operação que realizasse via intranet. Muitos são os requerimentos que o PPMM tem direito, porém deixam de exercê-los pelo desconhecimento ou pela burocracia.2- Valorização do Policial Militar (independente de graduação ou patente) por esforço intelectual, ou seja, valorizar o PPMM que, mesmo com todas as adversidades ainda conseguiram encontrar formas de estudar, e assim se qualificarem e com isso oferecr um serviço público melhor a sociedade. Ex: Criação de um distintivo onde fosse identificado o Policial Militar detentor do curso de Direito, desta forma esse policial, que continuaria exercendo sua função nas ruas, poderia auxiliar outro companheiro na Rua, evitando assim que policiais conduzissem ocorrências de fatos atípicos para as UPJs, tirando das Ruas uma viatura Policial a troco de nada, onde uma simples orientação seria o suficiente: Posso até citar um exemplo hipotético: Um caminhão passa em uma determinada rua e arranca fios, causando assim danos em sua carroceria, porém, como ninguém reclamou, o motorista continuou seu caminho e logo a frente é interceptado por uma VTR da PMERJ onde, de acordo com a SOP a VTR deveria abordá-lo, isto feito, um dos policiais pergunta a SOP o que fazer, e o mesmo permanece por mais de 30 minuto, parado e esperando a resposta da SOP, que após contato com diversas supervisões, que também não sabiam o que fazer, mandam conduzir a DP. Neste caso podemos ver como a atuação de um Policial com graduação em Direito poderia auxiliar e evitar, até futuros transtornos para a PMERJ e também para os PPMM. O Policial Militar, que seria identificado pelo brevê, ou no caso de ouvir a ocorrência pelo rádio pediria permissão a SOP, informando ser o “Orientador” nº XXX, e que iria auxiliar o companheiro, fazendo com que o operador anotasse nome e RG do “Orientador”. Neste caso hipotético deveríamos observar o seguinte: O crime de dano só é admitido na forma dolosa, ficando excluído de cara qualquer condução a UPJ sendo necessário apenas a identificação do veículo, proprietário e condutor, que seria consignado em um formulário denominado “ relatório de medida assecuratória de direito futuro”, onde ficaria a disposição de qualquer interessado caso quisessem pretender a uma demanda judicial. Vejamos que o caso seria resolvido em alguns minutos, liberando assim a VTR para seu patrulhamento normal nas Ruas da cidade. Vale lembrar que a condução de pessoa que não esteja Presa em flagrante de delito (crime ou contravenção), implica em responsabilidade penal (abuso de autoridade), lembrando também que, no Brasil não existe a tal “condução para averiguação”, fazendo assim com que, sem os fundamentos legais não se admite qualquer tipo de condução de pessoa a UPJ por qualquer fato atípico.Comandante, seria de grande valia a identificação desses policiais, e certamente ira ajudar muito no resgate da imagem da corporação perante a sociedade, que passará a enxergar na PMERJ policiais mais qualificados e preparados.Flavio- SdPM
11:19 AM
Anônimo disse...
Prezado CoronelVenho por meio desta relatar os fatos que vem ocorrendo no meu bairro, ao tomar conhecimento de uma reportagem exibida no jornal Extra no dia 13/07/2009 li que o senhor irá coibir bailes funk, vamos aos fatos que irei relatar ao senhor, sou morador do bairro do Santo Cristo, área onde o policiamento e realizado pelo 5º batalhão, no ano passado em 2008 nesta época do ano, foi realizada uma festa junina na rua Nabuco de Freitas, final da rua, tudo começou legal alguns moradores apoiaram enfim nada de anormal, mais não demorou muito para que uma simples festa junina virasse um baile funk, alguns moradores se uniram realizando ligações para o 190, disque-denuncia, serviço secreto do batalhão, enfim para qualquer órgão ou instituição que pudesse nós ajudar, infelizmente o baile durou quase 3 meses(julho a setembro) e somente acabou após intervenção do comando da policia uma vez que o plantão que estivesse de serviço aceitava o “arrego” e infelizmente fomos vitimas desse baile que não acrescentava em nada nossa comunidade, musicas em volume altíssimo que iam até altas horas da manhã, musicas de baixo calão, com letras fazendo apologia ao sexo e ao crime organizado, até a presença de diversos tráficos do morro da Providência, morro do Pinto, esses elementos portando armas fogo e como uma coisa puxa outra até tráfico de drogas teve no local.Comandante, escrevo essas linhas sabendo que a uma hierarquia mais infelizmente não podemos se sujeitar de novo ao fato que ocorreu ano passado, tenho fé e creio que uma simples ligação sua ao comando do batalhão para averiguar essa denuncia, pois infelizmente o arraia do Nabucão começou esse fim de semana e com ele a bagunça também voltou, sei que eles conseguiram uma licença ou alvará para realização da dita “festa” até o dia 2 de agosto, porém esse final de semana fomos obrigados novamente a ouvir as musicas tocado pela equipe “mensalão” até ás 4 hs da manhã na sexta, e ás 5 horas da manhã no sábado(mesmo chovendo e sem ninguém), será que a sub-prefeitura sabe o que ocorre, pois como diz é uma festa Julina, onde deveria haver musicas julinas”, onde creio eu, que deveria haver um horário pré-determinado para termino é assim em qualquer lugar, além das quadrilhas existem elementos que sempre comparecem ao local, traficantes como Mosca, Valtinho(atual gerente do morro do Pinto), Alex( assaltante, rei do 157, como ele diz), será que teremos que nós arriscar e filmar e divulgar o que ocorre na imprensa, será que inocentes paguem com a vida, eu acredito na policia ainda e tenho certeza que o Comandante irá averiguar e tomar as devidas providências.No aguardo e desejando toda sorte do mundo neste novo desafio.Anônimo
2:55 PM
Flavio disse...
Infelizmente nossa carne a dada ao escárnio dos abutres, que embora não possuam o mínimo de conhecimento de causa (palco dos acontecimentos) teimam em fazer comentários e ainda ousam apontar soluções para o problema de segurança Pública, como se tudo se resolvesse em um passe de mágica. São Doutores, Mestres e bacharéis de toda espécie que insistem em apontar a ferida e oferecer a "cura"_ Data vênia suas posições e títulos, que por nós merecem todo respeito, mas problema de segurança Pública deve ser visto e apontado por quem faz segurança Pública. Na minha posição de Agente de segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro, Soldado de Polícia, só quem já passou mais de 30 minutos dentro de um beco apertado que compõe o cenário das centenas de favelas que se multiplicam em nosso Estado, tendo que suportar o som ensurdecedor de granadas de fabricação caseiras_ outras nem tão caseiras assim. Tendo que sentir o gosto do “reboco” e do barro sujo na boca. Só quem já carregou o corpo de um companheiro, que minutos antes sorria de uma piada mal contada dentro da VTR, e logo após a ponta de seus dedos atravessam as perfurações provocadas no corpo desfalecido do amigo de “batalha”. Perfurações essas provocadas por armas supersônicas, que como todos sabem deveriam guarnecer nossos Militares (FFAA) para defesa de nossas fronteiras, mas por um “descuido ou outro” acabam chegando as mãos de marginais da lei, marginais estes que se julgam verdadeiros “excluídos sociais”, fazendo até parecer que o Estado atende a todos, e que, por um motivo ou outro a cruz do mundo fora lançada em seus ombros fazendo justificar qualquer ato de barbárie que fosse cometida por estas pessoas.Por outro lado, e não muito divergente do discurso pregado pó estes também temos que suportar outros que por vezes parecem ratificar o dito por aqueles. São Ongs, sociólogos e algumas comissões de Direitos humanos que em sua maioria parecem só lembrar que Humanos são aqueles que morrem em confronto com a Polícia. Desde claro, não seja Policial. Certa vez, ainda nos bancos da Universidade pude assistir a uma palestra sobre o Desarmamento realizada por integrantes de uma Ong que defendia o desarmamento, que, posicionamentos a parte, pareciam mesmo acreditar que o fato de não se comercializar armas no Brasil iria surtir algum efeito sobre o poderio bélico e ‘gringo’ dos traficantes que infestam nossas cidades. Em determinado momento perguntei a um deles se realmente acreditava no que falava, e baseado em que defendiam aquilo que fora trazido e dito em palestra. Não preciso dizer quais foram suas fundamentações e “causos” que justificavam suas posições: “Polícia Isso; população aquilo; Morte de inocentes, bala perdida etc”. Bem, em determinado momento comecei a pensar que queriam mesmo é desarmar o Estado, pois acreditavam que os marginais, consequentemente também se desarmariam, ou seja, Paf! Como em um passe de mágica, teríamos a solução de violência em nosso Estado. (hoje acredito que os policiais do Estado, residentes e servidores, são os maiores interessados na solução do problema, pois no atual quadro são diuturnamente caçados e mortos feito animais).Parabéns pela postagem e siga firme em seus pensamentos, pois inúmeros motivos o farão pensar em não acreditar em seus ideais, mas lembre-se que muitos outros justificam mantê-los vivo.
3:23 PM
Anônimo disse...
POR FAVOR SR. CEL MARIO SERGIO OUÇA OS QUE OS OFICIAIS QOA TEM DE SUGESTÃO PARA UMA MELHOR GESTÃO DE PESSOAL, O QUE AO MEU VER E O GRANDE PROBLEMA DA PMERJ
4:30 PM
Anônimo disse...
AS MUDANÇAS QUE O SENHOR REALIZOU PODEM MANCHAR SEU COMEÇO DE GESTÃO. VERIFIQUE ALGUMAS DAS MUDANÇAS E O SENHOR VAI VERIFICAR QUE ALGUNS COMANDOS QUE VINHAM REALIZANDO UM BOM TRABALHO E COM CERTEZA SE VERIFICAR ATRAVES DE NUMEROS VERÁ QUE ESTOU FALANDO A VERDADE

Nenhum comentário: