sexta-feira, 24 de abril de 2009

Sobre a anomia que devasta a tessitura social do RJ


Talvez seja cansativo afirmar que os crimes de fraude e sangue vêm maculando a convivência social de cariocas e fluminenses nas últimas décadas. Pior, todavia, é ignorar o assunto, porque mais cansativo é constatar que o problema se expande e aprofunda em formato de gravíssima calamidade social. Eis porque insisto em sublinhar que o crescimento da violência e do crime decorre de uma série de fatores conexos, mas é no sociopolítico que reside sua principal causa – o fiel da balança cujo peso até hoje não encontra contrapeso capaz de resgatar o equilíbrio perdido. Sim, tudo se reporta à política e suas (in)decisões, mas ela, além de inerte em relação ao grave problema, está em tão tamanhona podridão intrínseca e extrínseca que dispensa comentários...
E no Rio de Janeiro...
Nas eleições para governador, em 1982, o RJ escolheu seu destino em exagerada esperança das populações faveladas no populismo e em suas demagógicas e mirabolantes soluções sociais. Em excesso de fé, e em silêncio vulcânico, as comunidades carentes conduziram o espetáculo eleitoral, forjando o que viria posteriormente a explodir e escorrer como um magma eruptivo: o sangue derramado e secando no chão poeirento e lamacento da senzala, e grudando no asfalto da casa-grande por conta da omissão e das falácias politiqueiras a justificar os criminosos e seus crimes como se tudo fosse conseqüência da "desigualdade social".
Junto com a eleição do governante estadual, – e com a imposição de suas idiossincrasias, – floresceu o tráfico de drogas nas favelas. Tudo ocorreu na esteira da omissão policial fundada em motivações sociais que jamais ultrapassaram os discursos enganosos. Por outro lado, o narcotráfico alastrava-se mundialmente, e o RJ se comportou como nos áureos tempos dos "coronéis-fazendeiros" e da lei do mais forte. Instituiu-se aqui a figura do "coronel-traficante" dominando pelo terror das armas, – e pelo beneplácito da maquinaria governamental deliberadamente emperrada, – as comunidades carentes. Ressalte-se que pouco ou nada mudou nos governos seguintes, a não ser pelo fato de cada prato da balança tender aleatoriamente para um lado ou para outro: permissividade, truculência, permissividade, truculência... Até os dias de hoje. É o que se alardeia como “política de segurança pública”, – aos quatro ventos, – em bravatas públicas de espantados governantes.
Tornando ao passado mais longínquo, já naqueles tempos o sangue jorrava no rastro das riquezas auríferas, madeireiras, canavieiras, cafeeiras e cacaueiras. O foco da violência eclodia em cobiça desenfreada – romances de Jorge Amado (Tocaia Grande), Adonias Filho (Corpo Vivo), João Ubaldo Ribeiro (Viva o Povo Brasileiro), dentre outros, retratam mui bem essa turbulência social. Era um sangue de impunidade, e a terra virgem sugava-o, e a poeira barrenta cobria-o ao primeiro vento, e tudo se apagava no esquecimento. Hoje o asfalto mantém o sangue em mancha fotografada e arquivada; quando some, outro sangue se lhe sobrepõe em constância: pouco sangue de opressores e muito sangue de oprimidos, descontados os corpos desaparecidos em rios, lagoas, baías e pântanos, ou torrados em “microondas”... E muita cocaína para todos, e um ódio intenso e vingativo faiscando em olhares raivosos, em vontade de matar, em certeza de impunidade, em ações belicosas, em pistolagem, em chacinas!
Colonização, Império, República, Estado Novo, Ditadura, Abertura, Democracia... (democracia?). O que mudou nesta terra brasileira?... Nada!... Na contenda entre a aristocracia e a plebe, vitória certa dos herdeiros das riquezas acumuladas na contrapartida do suor dos pés-de-chinelo. Enfim, a violência é a mesma, e não mudaram os violentados – povoléu civil e fardado –, massa de manobra à disposição de figuras badaladas em revistas que circulam em glamour, como se em volta a desgraça não existisse. Esses vaidosos e famosos, – dentre os quais os políticos enaltecidos pela mídia capitalista à custa de soldos publicitários governamentais, – esses vaidosos e famosos não são atingidos a não ser pelos olhares esperançosos dos miseráveis que enfiam nos jogos de azar governamentais e particulares suas moedas mínimas (logo somadas à riqueza da elite), práticas contravencionais, aliás, com repressão estatal incidindo apenas sobre o particular.
Entretanto, nem tudo tem sido tão perfeito nos últimos andares do edifício social... O crime começa a assolar os ricos; a droga avança em aprimoradas modalidades de consumo, com destaque para o ecstasy. E pobres e ricos, indistintamente, cobram de um poder público moralmente fraco a solução, esquivando-se, porém, de suas responsabilidades. Também a União e os Municípios se comportam em descarado autismo; fazem corpo mole enquanto exigem do exaurido Estado-membro um dever constitucional que igualmente lhes cabe cumprir. A continuar assim, neste pingue-pongue, o resultado será o caos... Ou já estamos nele?...
Sim, já estamos no caos, e faz muito tempo, com todo mundo a matar todo mundo. Morre-se de tiro, tuberculose, overdose e dengue; morre-se demasiadamente no trânsito; não há fronteira nítida entre a legalidade e a ilegalidade; ninguém sabe quem está do lado de quem; vivenciamos o desvalor da vida humana; vivenciamos um tempo de corpos caídos numa só poça de sangue ou em várias poças distantes entre si, o que dá na mesma comoriência; vivenciamos uma guerra entre irmãos que alcança as raias do absurdo – todos atirando em todos: tiro amigo, tiro inimigo, bala perdida, bala achada, não importa, o resultado é o sangue no chão, é o ódio motivado pela desmotivação de viver; vivenciamos a corrupção máxima na política e a inversão de valores; vivenciamos as milícias, nas favelas e no asfalto, crescendo espantosamente; vivenciamos o Mal triunfando do Bem; vivenciamos a ANOMIA!
Diante de tamanha desgraça, como resgatar a moral, a ética e os bons costumes? Como restaurar a Família, a Escola, a Igreja, a Comunidade Livre, o Respeito Mútuo, a Liberdade e a Vida? Por onde devemos recomeçar?... Será patinando em falsas impressões divulgadas em estardalhaço por vaidosos e famosos? Será nos mantendo no continente da tragédia social maquiada em cansativos sofismas? Ou não seria melhor atacar o conteúdo em discussões e ações objetivas no sentido de fazer o Bem novamente triunfar do Mal?... Se é que o Bem algum dia triunfou...

Nenhum comentário: