quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

VIOLÊNCIA URBANA NO RJ – MORTE DE TURISTA ITALIANO NO MORRO DOS PRAZERES, “PACIFICADO” POR UPP.



“O mundo está perigoso para se viver! Não por causa daqueles que fazem o mal, mas por causa dos que o veem e fazem de conta de que não viram.” (Alb’ert Einstein)


REVISTA VEJA

Turista italiano é morto por traficantes no Rio

Roberto Bardella foi atacado a tiros quando percorria de moto o Morro dos Prazeres, que conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora

Por Leslie Leitão
8 dez 2016, 15h33 - Atualizado em 8 dez 2016, 16h03


 
Os italianos Roberto Bardella e Rino Polato percorriam de moto a região central do Rio (Reprodução)
Um turista italiano foi assassinado por traficantes no início da tarde desta quinta-feira em uma favela “pacificada” na região central do Rio de Janeiro. Roberto Bardella e um amigo percorriam em motos a região de Santa Tereza, quando entraram em uma área dominada por bandidos no Morro dos Prazeres e foram atacados a tiros.

Bardella morreu na hora. O outro turista, Rino Polato, chegou a ser capturado pelos marginais, mas foi liberado em estado de choque. Após o assassinato do italiano, o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar (Bope) faz uma operação na favela.

O Morro dos Prazeres fica em uma região turística do Rio e conta com uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) desde fevereiro de 2011. Com um efetivo de 182 policiais para cerca de 6.000 moradores, a favela tem uma das maiores taxas de policiamento por habitante no estado, um para cada 33.
MEU COMENTÁRIO

Mais uma vítima a ser contabilizada em razão do blefe das UPPs. A questão que se desdobra é a seguinte: até que ponto a propaganda enganosa veiculada durante os anos que se antecederam à Copa do Mundo e às Olimpíadas responde por fatos assim?... Porque é certo que essa vítima (dentre muitas) efetivamente acreditou que as UPPs afastaram o perigo nas favelas onde foram instaladas, embora também sejam muitas as mortes de PMs, de bandidos e de moradores inocentes contabilizadas nesses locais que ainda necessitam até de BOPE para trazê-los à realidade de que não há pacificação de nada e coisa nenhuma.

Desta vez a vítima não foi um PM, mas um turista italiano, incauto, que foi direto à morte quando tentava complementar sua aventura ingressando numa comunidade “pacificada”, ou seja, “sem risco”. Vamos ver o desdobramento de mais essa grave consequência que se integra ao acervo de Sérgio Cabral Filho e de José Mariano Beltrame, estes, que bagunçaram a doutrina operacional da PMERJ ao massificar enorme efetivo de PMs em 40 favelas ou complexos favelados (ignorando outras milhares de favelas e todo o resto do RJ), razão pela qual foram afagados pela grande mídia interessada nos bilionários lucros dos supracitados eventos desportivos.

Só que esse expressivo efetivo concentrado, que permanece ainda a sustentar o engodo das UPPs, decerto está fazendo falta em outros lugares do RJ, desde que respeitado o princípio básico do policiamento ostensivo fardado e fracionado no seu máximo para ocupar de modo “globalístico” (o todo maior que a soma das partes) o ambiente a ser policiado. Chama-se isto máxima frequência do patrulhamento, que, em vista de sua máxima mobilidade, funciona a inibir a oportunidade de os bandidos cometerem seus crimes. Pois, afinal, e no sentido inverso, tudo é como diz mais ou menos o ditado: “Quando alguém percebe que pode cometer crimes impunemente, comete-os.”

Nenhum comentário: