domingo, 23 de outubro de 2016

VIOLÊNCIA URBANA NO RJ – OLIMPÍADAS – AUMENTO DA CRIMINALIDADE NA ZONA PORTUÁRIA




“O mundo está perigoso para se viver! Não por causa daqueles que fazem o mal, mas por causa dos que o veem e fazem de conta de que não viram.” (Albert Einstein)


 MEU COMENTÁRIO



Impressionante como a notícia do Jornal EXTRA acaba por descortinar uma triste realidade: não se fala em elucidação de delitos pela polícia judiciária, no caso representada pelas duas distritais referidas, nem nos flagrantes efetuados pelo batalhão da PM que cobre o ambiente social em questão. Enfim, os meios escassos decerto estão mais escassos, e o movimento de pessoas motorizadas ou a pé com certeza se ampliou devido à revitalização do porto, com direito a “museu do amanhã” e tudo mais, o que nos permite a especulação de que não houve nenhuma ação proativa por parte dos organismos de segurança pública. Na verdade, esses segmentos institucionais (PMERJ e PCERJ) deveriam antes se preparar (eficiência) para responder otimamente (eficácia) ao grave problema do aumento da criminalidade naquela “zona do agrião”, algo tão surpreendente que dispensa maiores comentários. 

Cá entre nós, nem é preciso dizer que a correlação entre a falta de meios estruturais vinculados à eficiência (não de motivação dos policiais civis e militares), e o excesso de ocorrências criminosas, incluindo assassinatos em plena luz do dia, é direta e se resume numa só palavra: ineficácia. Daí a impunidade a estimular o banditismo, este sim, com visão prospectiva, preparou-se para explorar mais um nicho rentável ante as barbas de um secretário de segurança que travou a cruel realidade da violenta criminalidade na proclamação das UPPs como solução de tudo. Nem sei por que ele ainda não veio a público anunciar a instalação de mais uma UPP nesse “Porto novo” para cuidar não de “velhos problemas”, mas de novos problemas, já que antes o lugar não interessava aos bandidos tanto como agora...

Nenhum comentário: