terça-feira, 9 de abril de 2013

Corrupção policial: o mesmo “bode” no centro da mesa

Fonte: O GLOBO de 09 abr 2013




Do emaranhado de críticas, pesquisas, informações, confusas estatísticas, e opiniões variadas, todas veiculadas em prudente viés para se concluir que a corrupção não é via de mão dupla (porém é!), devemos destacar as situações mais absurdas, eis que preconceituosas ao extremo, como se o exercício das liberdades individuais fosse privilégio de apenas alguns segmentos sociais e não do indivíduo como ser humano completo e pleno de direitos, dentre os quais, inclusive com exagerados cuidados constitucionais e legais, os marginais contumazes, soltos e presos, e na segunda condição recheados de direitos tornados pecuniários, já que os coitadinhos, em estando presos, não podem se exercitar no crime para o sustento de suas famílias. Mas em se tratando de PMs a coisa muda, eles se submetem ao imperativo da honestidade, embora fruto de uma sociedade corrupta por excelência, a mesma que os critica como se eles fossem alienígenas só por serem PMs. E quando levados à condição subumana de “ex-PM” passam a “ratos de esgoto” a serem monitorados e eliminados com inseticidas, o que nos permite a triste conclusão de que é melhor ser presidiário ou ex-presidiário do que ser ex-PM.

A sociedade brasileira, ademais de dominada por castas desde o Brasil Colônia, permanece a brincar com fogo e, claro, gostando ou não, – criticando ou não, – receberá o devido troco pelos problemas que ela mesma inventa. Um deles é massificar a tropa da PMERJ (em detrimento da individualidade) por meio do precipitado aumento do efetivo em vista de programas temerários de ocupação do terreno por tropa. Lembra-me a mim a prática do consumo de volumosos exércitos de conscritos convocados ao toque dos tambores, ao soar das cornetas e ao badalar dos sinos eclesiais, todos comandados por uma aristocracia sem noção do direito deles, simples soldados, à vida. Pois os conscritos sempre foram descartáveis, a ponto de gerações inteiras de jovens e crianças serem apagadas do mapa em guerras e revoluções aqui e mundo fora em todos os tempos.

E assim vai a onda do precipitado aumento de efetivo na PMERJ e demais corporações coirmãs brasileiras: como se se recolhesse água com peneira, saindo ela pelos buracos em enxurradas estúpidas: milhares de recrutados no país da imobilidade social, que tem na farda uma saída honrosa: dá-se um emprego instável e mau remunerado, e, em não funcionando a “peça”, ela é descartada e “reposta” num círculo vicioso incapaz de um dia se tornar virtuoso. Mas a hipócrita sociedade, – que corrompe o policial e todo o resto e também se corrompe nas trevas das negociatas milionárias, das propagandas veiculadas com o dinheiro do contribuinte, da sustentação financeira de ONGs ideológicas etc., – mas a hipócrita sociedade vem a público com pompas e circunstâncias e põe tudo na conta da PMERJ, como se esta não fizesse parte do mundo podre a que ela, a hipócrita sociedade, pertence por direito de nascença.

Que adianta concluir o óbvio de que o “ex-PM”, – sem alternativa no mercado de trabalho por ser ex-PM, sem qualquer apoio institucional mínimo, e diferentemente do bandido, – que adianta concluir o óbvio de que o “ex-PM” irá à luta e muitas vezes ao crime, pois precisa sobreviver e o trabalho digno lhe é negado? Ora, para que entupir os quartéis a pretexto de conquistar, ocupar, pacificar comunidades (o modismo atual), se a sociedade não está preparada para suprir a tropa com deuses, semideuses, anjos, espartanos e semelhantes, porquanto dela, sociedade, só nasce e prolifera o contrário? Que diabo é esse que corrói a PMERJ e isola num Olimpo inatingível todo o resto? Ah, até parece que a sociedade é filha de Deus e a PMERJ, filha do Diabo!

Ora, essa discussão de superfície apontando o “óbvio ululante” é ridícula! Apenas serve para atemorizar a população, em especial a ignara, esta que crê em tudo que lê e assim se posta ideologicamente contra qualquer farda, até a do mata-mosquito. Sim, de que adianta aplaudir os responsáveis pelo controle interno, cada dia em maior número e jactanciosos quanto ao que fazem de modo simples e direto, ou seja, exclui o PM por qualquer motivo disciplinar mínimo, misturando o flagrado assaltando com aquele que por razões familiares chegou inúmeras vezes atrasado para o serviço e não lhe foi dado o direito de se explicar e ser ajudado?... Ah, para que separar o joio do trigo? Afinal, é tudo “ex-PM” e estamos conversados!...

Estamos conversados?... Então que me expliquem quantos “ex-PMs” existem, pelo menos os assim categorizados nos últimos dez anos! Expliquem-me o que eles andam fazendo!... Não é preciso, sei a resposta: estão por aí atoando ou formando milícias, ou dirigindo vans piratas, ou empunhando o volante de táxis ilegais, ou exercitando seguranças particulares legalizadas ou ilegais, ou formados em organizações criminosas várias. Ou quebrando pedras, ou, sei lá mais quê!... Ah, ninguém sabe nada deles, isto não interessa, o problema da PMERJ está resolvido, a ela compete monitorar a tropa como a SS de Hitler monitorava a dela com sobrenaturais poderes, e assim deve ser porque assim a sociedade exige, enquanto ela própria corrompe os policiais, não sem antes introjetar como “normais” em suas mentes, – desde nascimento até a idade adulta, quando eles ingressam na PMERJ, – as regras do “jeitinho brasileiro” a troco de poucas moedas.

Enfim, o estardalhaço midiático não resultará em absolutamente nada. Não passa de discurso vazio de novidade, não passa de chuva em chão molhado, de peneira a tapar o sol ou a recolher a água, não passa de mais uma inutilidade social. Pois é certo que a PMERJ continuará a anunciar aumentos de efetivo, com o aval dos governantes, continuará a se jactar de ser rigorosa com a disciplina, pondo como heróis internos e externos os “disciplinadores” e a tropa, como ente descartável, inútil, nada mais que bando de “corpos dóceis”, “de “bois de piranha”, de “bodes” postos no centro de um problema que, na verdade, é de toda a sociedade brasileira corrupta por excelência. E cínica no trato de um problema que não é de “ex-PM”, mas de todos os cidadãos brasileiros, em especial dos cultos, dos baluartes situados na elite, dos poderosos burocratas e políticos, estes, e alguns outros aristocratas: os mais corruptos de todos...

9 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Emir, por este lindo desabafo. É a pura verdade.
Aqueles que chamam de policiais corruptos e desonestos são aqueles (políticos) que os ensinaram a ser corruptos e desonestos. ( Mais aí vai um adendo, falo do caráter que é nato, e é genético. Formando um conjunto genético de seu pai e de sua mãe). Mais fazer o que Emir?Até porque o Rio de Janeiro não tem justiça, será! acho que tem! kkkk Realmente tem justiça somente a favor da política.Forte abraço

josias varandao disse...

sabemos que a tropa e usada apenas para o interesse vil dos burocratas,e depois sao descartados,como ex pm.para deleito de certos governantes.

Paulo Fontes disse...

Caro amigo Larangeira,
No meio desse tiroteio todo consegui enxergar a opinião da Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Mikki, que embora neófita e estranha ao sistema de administração da Justiça Criminal, declarou muito oportunamente que os policiais não são recrutados na lua, mas aqui mesmo no Brasil e já chegam na PMERJ totalmente deformados.
Ela mirou no que viu e acertou no que não viu, pois me parece que está aí o nó górdio desse imbróglio.
O professor da UERJ e Coronel da PMERJ Jorge da Silva já dizia isso desde o tempo de Capitão, há mais de 40 anos atrás.
O Ministro da Justiça embarcou oportunamente nesse trem de malucos para não perder os votinhos da esquerda(?) e disse que os corruPTos devem ser sumariamente expulso, sem nenhum direito,quem sabe desonrados como o Capitão Dreyffus foi pelo governo francês, suas casas devem ser demolidas e o chão que eles pisaram deve ser para sempre salgado para que nada mais nasça alí.
Mas esqueceu de dizer o Ministro que os mega corruuPTos desta indigitada Pindorama são os políticos, graduados, pós graduados, com mestrado, doutorado e pós doutorado em Macro criminalidade, deixando no chinelo qualquer organização criminosa do mundo, que perto do que fazem por aqui faturam troco de baleiro que vende bala puxa.
País sem vergonha na cara, sem presente sem futuro, e com um passado que foi uma mega matança de índios, mais de dois milhões que habitavam a costa, uma crudelíssima escravidão com uma diáspora de nações inteiras de negros de Angola, Congo, Benguela, Monjolo Cabinda,Bantus etc,

Anderson C disse...

Sr Comandante: Hoje em rede nacional foi divulgada ocorrência onde a PMERJ, 6° BPM, Cabo PM CRUZ e equipe recuperou bens roubados por marginais fortemente armados! Essa ocorrência foi muito divulgada aqui em SP: Parabéns PMERJ, PARABÉNS Cabo CRUZ e equipe!!!

Anônimo disse...

Emir isto é uma campanha sórdida da imprensa com muitos esquerdistas infiltrados para legitimar a dilapidação do patrimônio da PMERJ.
Algo precisa ser feito pra impedir a demolição dos Batalhões da PMERJ.

Ex-PM disse...

Cel Larangeira.

Sou ex-PM; fui excluído num período em que os praças com menos de 10 anos de serviço eram excluídos sumariamente, sem direito a defesa e foi o que aconteceu comigo. Nunca me envolvi com o crime, era até austero e intransigente na minha lida, mas no primeiro deslize fui defenestrado sem dó nem piedade. Comi o pão que o diabo amassou, mas venci; foi com muita luta, muito trabalho e algum estudo além do que já tinha. Hoje estou aposentado, vivendo tranquilo e feliz no interior do estado.
Infelizmente somos parte de uma sociedade hipócrita, que prefere olhar só ao que lhe interessa; a verdade quase sempre fica num segundo plano.
Sinto uma mistura de piedade e indignação quando vejo uma tropa de recém formados PMs. Imagino logo uma boiada pronta para o abate; abate dos bandidos, da sociedade, da mídia e até dos seus superiores hierárquicos.
Parabenizo-o pela luta quase que solitária em defesa dessa classe da qual infelizmente faço parte e cujo "título" terei que carregar para o resto da minha vida.

Anônimo disse...

Caro Misoca, deixo-lhe apenas alguns pontos afins a matéria para superficial meditação.


1. visão exógena:

. Cultura corrupcional geral,

. Cultura corrupcional policial,aliada a característica da profissão,

. Possibilidade sempre presente de vergonhosa manipulação de dados estatisticos pelo poder politico central. ( não seria de forma alguma inédito).


2. Visão endógena:

. O CFAP se transformou em uma vergonhosa máquina de fabricar PM Miojo,

. O enfraquecimento criminoso do Instituto dos Comandos setoriais e geral,

. A falta gritante de preparo para o exercicio dos altos cargos da corporação, exemplo:2007( UBIRAPANÇA)- Bom rapaz, mas nunca comandante; 2008/2009 (REP)- Lamentável; 2010/2011 - FALSO FILÓSOFO ( o maior traidor institucional e o maior mal que já se abateu sobre a nossa PM); 2012/2013- SEU CREISON E ÉBRIO ( assustador);

Portanto, apenas superficialmente, sem análise, apenas alguns pontos, a meditar, do porquê da PMERJ ter se transformada na PM mais corrupta do Brasil.

Se voce quiser eu faço uma rápida análise baseada nesses pontos, mas creio que não será necessário.

BELZEBA

OBS

Emir Larangeira disse...

Caro Belzeba

A venda dos quartéis é suficiente para desmoralizar a PMERJ e todos nós que envergamos farda ou pijama. Quem sabe esses comandantes não lograram êxito porque foram isolados, sem poder, no alto da torre, com direito apenas a obedecer? Ou será que se isolam porque querem apenas desfrutar do poder? Ou será que o sistema (EM.2) os isola de baixo para cima?... Seja como for, a verdade é que foram, são e estão isolados até que caiam de maduro da frondosa árvore e se esborrachem no chão tornando-se inservíveis pela queda! E como todo fruto apodrecido são então devorados pelos vermes e fim!

Anônimo disse...

De acordo, de acordo, de acordo, de acordo, de acordo, etc, etc, etc,DDDDDDDDDDDDEEEEEEEEEEEEEEEEE AAAAAAAAACCCCCCOOOORRRRDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO....................................................................

BELZEBA