terça-feira, 17 de maio de 2011

Sobre a Parada Gay







Crendo piamente que a notícia é verídica, há pontos preocupantes que dela emergem num primeiro plano, pois se trata de sugestão do Ex.mo Senhor Governador do Estado do Rio de Janeiro. Fosse declaração de algum humorista, vá! Mas estamos diante da palavra do comandante-chefe da PMERJ e do CBMERJ propondo que integrantes das duas corporações militares estaduais cometam crime de peculato (art. 312 do Código Penal) com sua prévia autorização.
Não! Não deve ter sido esta a intenção dele!... Mas, ainda sob a ótica da seriedade, pode ser que a inusitada declaração contenha algum recado implícito aos fardados, pois é sabido que no militarismo o homossexualismo não é francamente aceito, embora não se possa negar que existam muitos gueis fardados ainda ocultos nos seus armários de aço. Boa hora, portanto, de eles (as) assumirem sua preferência sexual, tornando-a pública, nem tanto da forma como sugere em bom humor ou ironia o governante. Num segundo plano, porém, a declaração mais parece piada, seja de bom ou mau gosto, deixo para o leitor a avaliação e a escolha.
Sobre a conquista dos gueis, estou à vontade porque me declarei a favor da igualdade de tratamento em relação à união civil de pessoas do mesmo sexo faz muito tempo. Afinal, não é possível imaginar uma democracia com o predomínio da desigualdade porque esta ou aquela religião é contrária. Ora, a liberdade de crença é protegida, e, no mesmo contexto, é proibida na sociedade brasileira qualquer discriminação, como reza o texto da Constituição do Estado do Rio de Janeiro: “Art. 9º − (...) § 1º − Ninguém será discriminado, prejudicado ou privilegiado em razão de nascimento, idade, etnia, raça, cor, sexo, estado civil, trabalho rural ou urbano, religião, convicções políticas ou filosóficas, deficiência física ou mental, por ter cumprido pena nem por qualquer particularidade ou condição.”
Então... Eia! Eia! Alegria! Alegria!... Que venham as tintas do arco-íris colorir a passeata! Que a deusa Juno traga sua mensagem de amor! E que tudo seja festa, com os militares estaduais fardados e ornados em lencinhos de seda rosados no pescoço e cadarços coloridos nos botins. Nada de armas, pois os militares estaduais também “acreditam nas flores vencendo o canhão”. Ah, e as viaturas?... Como ficarão belas em enfeites multicolores, luzes rosas piscando e as sirenes finas alardeando a quebra do tabu do homossexualismo “nos quartéis, escolas, campos e construções” para sempre! E seguirão todos, assumidos e enrustidos, policiando o alegre cortejo em postura varonil, e dando passagem a gueis paisanos (as) e fardados (as), independentemente de sexo ou quaisquer outras diferenças, com alguns varões nitidamente “X” descobrindo e assumindo na empolgação libertária o seu lado “Y”, pois, como disse Pepeu Gomes, “todo homem masculino tem o seu lado feminino”. E que assim seja no dia da grande festa!

Um comentário:

Paulo Xavier disse...

Tenho feito um esforço sobrenatural para admitir nos meus quase 60 anos de vida, policiais de serviço, a serviço de uma causa que deveria ser exclusiva de determinados grupos particulares.
Não que eu seja homofóbico ou contra qualquer tipo de manifestação em defesa de uma causa, mas não consigo conceber, repito, esse tipo de coisa. Vai que a moda pega!
-Alô é da PM,tem dois elementos suspeitos aqui na minha rua e parece que estão armados.
-Desculpe senhor, mas as nossas viaturas estão participando de uma passeata "guei" e não poderão atendê-lo no momento.
Chegar a ser cômico!