domingo, 3 de janeiro de 2010

Sobre o tráfico encurralado no Rio


Dia 31/12/2009. Num mesmo dia e no mesmo jornal, muitas notícias: uma, panfletária, em caderno especial, põe em foto inteira dois sorridentes PMs brincando com uma criança na Cidade de Deus, deste modo reforçando seu apoteótico título: 2009: RIO ENCURRALA O TRÁFICO.
Claro que a notícia talvez proceda, se restrita a algumas poucas favelas da Zona Sul, dentre as centenas existentes na Capital. Nessas outras, o tráfico continua dando cartas e a PMERJ a enxugar gelo, como insinuou Zuenir Ventura em artigo reproduzido na íntegra neste blog (Jornal O Globo de 30/12/2009 – Opinião, p. 7), ilustrando meus comentários.
Outra notícia, neste mesmo jornal de 31/12/2009, surge na página 17, Editoria Rio, com foto da ocorrência criminosa: Traficantes incendeiam 5 ônibus na Zona Norte. E na mesma página mais uma notícia: Empresário é sequestrado no Rio. O primeiro fato ocorreu em Costa Barros (eixo da Avenida Brasil, próximo da CEASA) e o segundo, em Campo Grande. E, se não bastasse, ainda na mesma página o jornal sublinha uma ação policial típica do enxugar gelo de Zuenir Ventura: PMs apreendem, na Penha, 13 mil sacolés de cocaína. (Sobre a expressão enxugar gelo usada pelo escritor e jornalista Zuenir Ventura, reivindicações de autoria devem ser endereçadas ao Jornal O Globo).





A escolha da verdade fica por conta do leitor ante esse rol de informações contidas num mesmo exemplar. Caso o leitor não seja do tipo que esmiúce o jornal, pode ser que ele se empolgue com a espetaculosidade da notícia do caderno especial de fim de ano e creia piamente que o tráfico foi vencido como o será o Diabo no Juízo Final. Por outro lado, se o leitor percorrer todas as páginas do jornal, ele desanimará ante a realidade de que o tráfico não está encurralado coisíssima alguma, mas apenas alguns traficantes foram desalojados de seus homizios para outros não menos confortáveis. Mas aos olhos desavisados dos turistas alienígenas e tupiniquins haverá produzirá uma falsa impressão de vitória total contra o tráfico no Rio de Janeiro. Grosseira mentira!
Com relação a essas desencontradas notícias, e ressalvado o fato de que em 31/12/2009 poucos foram os PMs do serviço ativo que romperam o Ano Novo com suas famílias, algo que geralmente passa despercebido pela sociedade, devo acrescentar que os integrantes da PMERJ não têm muito o que comemorar. Pelo contrário, devem estar chorando por conta dos seus ridículos ganhos salariais, o penúltimo do país, só perdendo para a Brigada Gaúcha das terras do ministro Tarso Genro. Ó Deus!... Como crer que esse ministro vá melhorar a remuneração da PMERJ, se ele não o faz nem para beneficiar seus conterrâneos? Sim, os integrantes da PMERJ devem estar chorando, também, seus mortos e feridos, no que a corporação, aí sim, é recordista. Ora, afirmar que em “2009: Rio encurrala o tráfico” é a pior das piadas, para o povo e para o PM. Ainda bem que Zuenir Ventura desfez esse entusiasmo na véspera e as tragédias das chuvas inundaram de realidade o nosso palco de ilusões
.

Nenhum comentário: