terça-feira, 18 de junho de 2013

"Força excessiva"?

Depois de manifestantes em fúria encurralar e agredir desproporcionalmente alguns PMs no entorno da ALERJ, vem o Ministério Público do RJ a apoteoticamente anunciar que investigará o uso de "força excessiva" por parte da PMERJ no controle dos distúrbios no Rio. Ora, as cenas deixam claro que a PMERJ mal reage aos ataques de populares, o que o Ministério Público não anuncia que investigará. Com as devidas ressalvas à anunciada "investigação", creio que seria interessante o MP investigar os porquês de ações tão atabalhoadas por parte da PMERJ para se antecipar e conter os manifestantes, o inverso do que costumamos designar como "demonstração de força", que serve para inibir manifestantes mais açodados ou com proposta clara de agressão às forças policiais para pôr mais lenha na fogueira. Mas o que se vê, e aí o MP deveria, sim, investigar, é a "demonstração de fraqueza" da tropa da PMERJ mal fracionada no terreno minado pelas manifestações. Ora, a cena da fração de tropa de choque levando surra e sendo escorraçada tem origem distante de onde o ridículo episódio ocorreu. E poderia ser trágico, pois um PM nesta situação poderia surtar e matar muitos manifestantes, como o que portava fuzil e atirou para o alto em vez de apontar o cano ao peito dos manifestantes. Houvesse o fato sangrento, o Brasil hoje estaria diante de um impasse, pois o acirramento tornaria o solo pátrio uma espécie de Síria... Será que é o que pretendem os governantes atuais?... Intentam eles enfraquecer a polícia sem que haja algum inconfesso interesse deles no caos? Como pode uma polícia enfraquecida enfrentar distúrbios civis? Quem deve decidir sobre a seletividade do uso da força? Seria um Ministério Público que se apressa em aparecer como baluarte não sei de quê? A que diabo de "força excessiva" o MPRJ alude? É a da cena de um PM caído e cercado por baderneiros profissionais?... Vamos ver...

Um comentário:

Paulo Xavier Ex-PM disse...

Vamos ver ...em que isso vai dar. Não essa investigação que o MP propõe, mas esses protestos que a princípio seriam pacíficos mas sempre aparecem os baderneiros de plantão e para esses só mesmo a lei e a força.
Sobre as denúncias do MP sobre "o uso da força excessiva" pelos policiais, vaticino que a PM punirá alguns praças por ter "ferido o pundonor militar"
, o governador irá para a TV dizer que puniu os policiais violentos e assim vai caminhando a humanidade.
A tendência desses protestos é ganhar mais adesão do povo nas capitais e até no interior; os políticos "no poder" estão sentindo a pressão e mudanças deverão acontecer a médio prazo e que sejam para o bem do povo, da nação, de todos.