domingo, 12 de maio de 2013

Sobre a Segunda Guerra Mundial

Contribuição do TCel PM RR Paulo Fontes

FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL PELO MUNDO

9 DE MAIO DE 1945 - 9 DE MAIO DE 2013 - 68 ANOS

“NUNCA TANTOS DEVERAM TANTO A TÃO POUCOS”

(SIR WINSTON CHURCHIL)

O 68º aniversário do fim da Segunda Guerra Mundial foi celebrado hoje, em Paris, com uma mensagem de reconciliação.

O presidente François Hollande participou nas cerimónias oficiais sob o arco do triunfo, ao lado do seu homólogo polaco, Bronislaw Komorowski.

Uma oportunidade para os dois homens apelarem a uma união mais forte do eixo Paris, Berlim e Varsóvia, em defesa, “de uma Europa do crescimento económico e do emprego”.

Sessenta e oito anos após a rendição do regime nazi, a data é assinalada igualmente na Rússia, amanhã, como o “Dia da Vitória”, na chamada “Grande Guerra Patriótica”.

Na véspera do aniversário, o presidente Vladimir Putin depositou uma coroa de flores junto ao monumento do soldado desconhecido em Moscovo.

O fim da Segunda Guerra Mundial marca o início de uma longa ocupação dos territórios “libertados” por parte do regime soviético.

No país, a hora é também de reconciliação, dois ex-combatentes, um russo e um alemão participarão nas cerimónias oficiais depois de terem publicado um livro conjunto com as duas visões opostas do conflito bélico.

A jornada de oito de maio assinala a capitulação do regime de Adolf Hitler na Alemanha, depois de cinco anos de um dos conflitos mais mortíferos da história. Mais de 50 milhões de pessoas morreram, nos dois campos, a maioria civis.

Desfile da FEB no Rio - foto: SECHIN, Carlos. Cinelândia: breve história de um sonho. Rio de Janeiro: Salamandra, 1997.


MILITARES BRASILEIROS NA ITÁLIA


                                                GENERAL DOUGLAS MCARTHUR   

                                                                                                                                                                                                                                        GENERAL GEORGE PATTON

PRESIDENTE  FRANKLIN ROOSEVELT  NO SENADO               

SIR WINSTON CHURCHILL

COMENTO:

A Segunda Guerra Mundial matou mais de 50 milhões de seres humanos, dentre os quais seis milhões de judeus, assassinados nos campos de concentração concebidos pelo criminoso de guerra Adolf Hitler e operacionalizado pelos seus asseclas.

Foi um conflito sem precedentes na história da humanidade e em razão disso as principais nações nele envolvidas não deixam de comemorar e principalmente reverenciar a memória daqueles inocentes sacrificados, dos soldados mortos e desaparecidos.

Todos os países possuem um Túmulo em homenagem ao Soldado Desconhecido e seus Chefes de Estado comparecem para rezar por suas almas e rogar a Deus que isso não se repita nunca mais.

Autoridades da Rússia e da França prestigiaram a cerimônia na pessoa dos seus próprios Presidentes.

Nas fotografias acima vemos terríveis e dantescas cenas do Holocausto, embora o amiguinho dos políticos brasileiros, o presidente do Irã Arrmahdinejad, recebido aqui com toda a pompa, nega peremptoriamente o massacre de milhões de inocentes de judeus.

Ainda bem que o General Dwight Eisenhower mandou filmar tudo e chamou a população das cidades alemães próximas aos campos de extermínio para testemunhar a barbárie do maior genocídio da história da humanidade que protagonizado pelo “Tera” Criminoso que eles idolatravam e enchiam estádios para ouvir os apopléticos discursos.

Enquanto isso em Pindorama:

DILMA ROUSSEF E NICOLAS MADURO


Entretanto, aqui nesta Pindorama Tupiniquim desmemoriada nenhum jornal importante publicou alguma coisa a respeito, mas o Monumento em Homenagem aos Mortos da Segunda Guerra está lá, sendo guardado e lembrado somente pelos militares e por civis que perderam seus entes queridos

Enquanto isso a Presidente (a), ao invés de praticar sua obrigação de estilo, como convém a uma Chefe de Estado, prefere receber o ditador da Venezuela Nicolas Maduro, que herdou o título do seu padrinho e também ditador Hugo Chávez, de quem era motorista.

Alguma novidade nesse comportamento? Não, eu afirmo! A aqui no "quartel de Abrantes" tudo "continua como dantes", pois não se pode esperar estilo de quem simplesmente não o possui.

Para isso é preciso fumar um charuto como Churchill fazia no front da guerra, sem medo das bombas V-2 explodindo sobre sua cabeça; é preciso usar o revólver com cabo de madrepérola à cinta como fazia o General Patton; é preciso usar os óculos escuros e fumar o indefectível cachimbo como fazia o General Douglas Mcarthur, com as balas da artilharia japonesa chovendo ao seu redor; é preciso levantar da cadeira de rodas e dizer que o país vai reagir como fez o Presidente Roosevelt após ser comunicado que Pearl Harbor fora atacada pelos japoneses sem declaração de guerra; é preciso dizer que “a cobra está fumando” como fizeram os militares brasileiros da FEB e da FAB sob o comando do Marechal Mascarenhas de Morais.

As autoridades abaixo da Linha do Equador não costumam se preocupar muito com essas coisas tão “bobas”, principalmente se o dia cair num feriado, sempre propício a viajar a Paris, Londres ou Nova Iorque e não querem nem saber quem é o piloto desse Boeing da Corrupção sem freio que voa livre em céu de brigadeiro neste indigitado país. São comunistas “fajutos”, patuscos socialistas e democratas à meia-bomba.

No dia 18 de Julho de 1945, 5300 Pracinhas da FEB regressaram ao Brasil, e às 09:00hs o transatlântico “General Meigs” atracava no Armazém Dez do Cais do Porto, e o povo em reconhecimento foi às ruas aplaudir.

Mas esse país tem memória curta e hoje sequer uma nota de jornal comenta o fato, enquanto nos outros países essas datas são comemoradas em memória daqueles que estiveram lá.

Pobre país cujos heróis jazem mortos em terra estranha sem o reconhecimento da pátria!

Foi assim com seus mortos na Guerra do Paraguai, o maior conflito da América do Sul e repete-se agora com aqueles que morreram nos campos de Batalha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

E talvez para sempre o será!...

PAULO FONTES –TENENTE-CORONEL PMERJ RR

Nenhum comentário: