domingo, 21 de abril de 2013

Homenagem a Tiradentes

Por Paulo Fontes - TCel PMERJ




21 DE ABRIL DE 1792 – MORTE DE TIRADENTES

JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER ALFERES DA CAVALARIA DE MINAS GERAIS

PATRONO CÍVICO DA NAÇÃO BRASILEIRA E DAS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL



O ROMANCEIRO DA INCONFIDÊNNCIA

(Cecília Meirelles)


Toda vez que um justo grita
Um carrasco o vem calar
Quem não presta fica vivo
Quem é bom, mandam matar
Quem não presta fica vivo
Quem é bom, mandam matar

Foi trabalhar para todos
E vede o que lhe acontece
Daqueles a quem servia
Já nenhum mais o conhece
Quando a desgraça é profunda
Que amigo se compadece?

Foi trabalhar para todos
Mas, por ele, quem trabalha?
Tombado fica seu corpo
Nessa esquisita batalha
Suas ações e seu nome
Por onde a glória os espalha?

Por aqui passava um homem
(E como o povo se ria!)
Que reformava este mundo
De cima da montaria
Por aqui passava um homem
(E como o povo se ria!)
Ele na frente falava
E atrás a sorte corria

Por aqui passava um homem
(E como o povo se ria!)
Liberdade ainda que tarde
Nos prometia
Por aqui passava um homem
(E como o povo se ria!)
No entanto à sua passagem
Tudo era como alegria

Por aqui passava um homem
(E como o povo se ria!)
Liberdade ainda que tarde
Nos prometia

Toda vez que um justo grita
Um carrasco o vem calar
Quem não presta fica vivo
Quem é bom, mandam matar
Quem não presta fica vivo
Quem é bom, mandam matar


EXALTAÇÃO A TIRADENTES


MANO DÉCIO DA VIOLA E PENTEADO - 1949




JOAQUIM JOSE DA SILVA XAVIER
MORREU A 21 DE ABRIL
PELA INEPENDÊNCIA DO BRASIL
FOI TRAÍDO E NÃO TRAIU JAMAIS
A INCONFIDÊNCIA DE MINAS GERAIS


JOAQUIM JOSE DA SILVA XAVIER
ERA O NOME DE TIRADENTES
FOI SACRIFICADO PELA NOSSA LIBERDADE
ESTE GRANDE HERÓI
PRA SEMPRE HÁ DE SER LEMBRADO


COMENTO:

Há alguns anos o dia 21 de abril era cultuado e comemorado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e o Mártir da Independência do Brasil era homenageado com um desfile da tropa em frente à escadaria da ALERJ, com todos os oficiais disponíveis, em traje de gala, presentes à cerimônia.

Faltar ao desfile era considerado transgressão disciplinar e quem não justificasse poderia ser punido disciplinarmente.

Era a tradição, era a história.

Nos dias atuais, parece que não há mais desfile, não há mais homenagem, não existe mais tradição e o Proto Mártir da Inconfidência Mineira não é mais do que uma estátua defronte à sede do Poder Legislativo, que, aliás, deveria ser ele mesmo o maior incentivador e responsável pelas homenagens ao herói brasileiro, pelo simples fato de que ali mesmo era a Cadeia Pública e depois, em 1929, foi erguida a sede do Poder Legislativo.

Agora vejamos o que está sendo planejado pelo governo de Minas Gerais como noticiado no Informe JB On Line

Informe JB


14/04 às 09h35 - A histórica homenagem a Tiradentes


Jornal do Brasil


O orador oficial de 21 de abril, na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, poderá ser o Ministro Joaquim Barbosa.


Mineiro ilustre, o Presidente do Supremo Tribunal Federal poderá ser escolhido para que, ao lado do senador Aécio Neves e do governador Antonio Anastasia, componha um time de personagens de peso para homenagear o grande Tiradentes.


Na tradicional cerimônia de homenagem que ocorre em Minas Gerais no feriado do dia 21 de abril, uma coroa de flores é colocada junto ao monumento do grande mártir da Inconfidência Mineira. Quem geralmente protagoniza a homenagem é o governador do estado, Anastasia, junto com um orador.


E pelo governo de Minas Gerais


21/04/2013 11h39 - Atualizado em 21/04/2013 13h11


Presidente do STF, Joaquim Barbosa, é homenageado em Ouro Preto (MG)


Ministro participou como orador da Medalhada da Inconfidência.


Ele também recebeu comenda tradicional do governo de Minas.


Humberto Trajano Do G1 MG, em Ouro Preto



Ministro Joaquim Barbosa recebeu Grande Colar, na Praça Tiradentes
(Foto: Humberto Trajano/ G1)


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, participou como orador oficial da solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, neste domingo (21). A cerimônia foi realizada no Dia de Tiradentes, em memória ao líder do movimento de libertação do domínio português. O ministro recebeu o Grande Colar, homenagem máxima do governo mineiro durante a cerimônia.

A solenidade ocorreu na Praça Tiradentes, ponto turístico da cidade histórica. Às 11h10, o presidente do STF foi recebido pela Guarda de Honra, formada por cadetes da Polícia Militar (PM), ao lado do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia. Em seguida, o chefe do Executivo estadual depositou um coroa de flores no monumento dedicado a Tiradentes. Em seguida, foi executado o hino nacional. Ele recebeu o Grande Colar ao lado do governador de MG e do senador Aécio Neves.


Presidente do STF foi recebido pela Guarda de Honra da Polícia Militar (Foto: Humberto Trajano/ G1)

De acordo com o governo estadual, a comenda é entregue a personalidades que ajudaram no desenvolvimento de Minas e do Brasil. A cerimônia foi criada em 1952, durante o governo de Juscelino Kubitschek. Como é tradição no evento, um decreto transfere simbolicamente o título de capital do estado à cidade de Ouro Preto durante comemorações relativas à Inconfidência Mineira.

A solenidade é marcada por ritos, como a chegada do chamado fogo simbólico. Cerca de mil cavaleiros se revezaram num percurso de 355 quilômetros, passando por várias cidades históricas, até chegar em Ouro Preto com uma tocha. As autoridades foram recebidas com salva de 21 tiros.

Durante discurso, Barbosa ressaltou valores como liberdade e igualdade e se referiu a Tiradentes como um “herói”. O ministro destacou o “legado republicano” do mártir mineiro para a conquista da independência. “Tal como Tiradentes, inúmeros mineiros desbravaram caminhos que levaram à construção da nossa República, tornando o Brasil um país melhor para os que aqui viviam e decidiram aqui viver”, disse no encerramento da cerimônia.

Ao todo, a 62º edição da medalha presta homenagem a 164 pessoas. As outras designações são Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. A ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o ministro de Ciência e Tecnologia, Marco Antônio Raupp, a ministra do STF, Rosa Maria Weber Candiota, e os ministros Sebastião Alves dos Reis e Laurita Hilário Vaz, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), também foram convidados para receber a comenda.

Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, na Região Noroeste de Minas, onde fez os estudos primários no Grupo Escolar Dom Serafim Gomes Jardim e no Colégio Estadual Antonio Carlos. Cursou o segundo grau no Colégio Elefante Branco, de Brasília. Fez também estudos complementares de línguas estrangeiras no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha.

E no Rio de Janeiro, onde o herói foi encarcerado, executado e esquartejado, numa procissão que saiu da Cadeia Pública, atual ALERJ, Passou pelas Ruas da Assembléia, Carioca, Passos, parando na Igreja Nossa Senhora da Lampadosa para assistir à sua última missa e seguindo depois para a Praça Tiradentes, onde num ponto entre a mesma e o Largo se Santana estava erguida a forca?...

Eis aí a grande diferença entre um estado que preserva a história e a tradição como Minas Gerais! E o Rio de Janeiro?...

PAULO ROBERTO DOS SANTOS FONTES – TENENTE-CORONEL PMERJ RR

Um comentário:

Anônimo disse...

È muito fácil de entender Misoca, os novos "Chefes" pararam de homenagear Tiradentes, por dois motivos, sabem que a forca deles está cada vez mais próxima, e segundo: perderam totalmente a vergonha na cara.